black-crowned tanager ( Phaenicophilus palmarum ) é uma espécie de ave da família Phaenicophilidae , dos sanhaços-hispaniola.
É endêmica da ilha de Hispaniola , que é compartilhada pelo Haiti e pela República Dominicana .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do black-crowned tanager
A black-crowned tanager tem de 17 a 18 cm (6,7 a 7,1 pol.) De comprimento e pesa cerca de 24 a 32 g (0,85 a 1,1 onças). Os sexos não são particularmente dimórficos .
A espécie tem um bico longo, forte e pontiagudo com maxila preta e mandíbula cinza-azulada com ponta preta.
A cabeça dos adultos é quase toda preta com uma mancha branca acima do bico, uma mancha branca maior acima e além do olho marrom-avermelhado e um fino arco branco abaixo do olho.
Sua nuca é cinza e o restante da parte superior, incluindo a cauda, é verde-oliva amarelado brilhante. Sua garganta e o meio do peito são brancos; os lados de seu peito e seus flancos, barriga e abrigos infracaudais são cinza.
Os imaturos têm uma cabeça cinza escura em vez de preta e uma coloração amarelada na garganta.
Habitat do black-crowned tanager
A black-crowned tanager é encontrada em todo o território continental da República Dominicana (inclusive na Ilha Saona ) e no Haiti (exceto na Península de Tiburon ).
Habita quase todas as paisagens de Hispaniola, em muitos tipos de florestas, desde secas a úmidas e abertas a densas. Também ocorre em jardins e parques rurais e urbanos.
Em elevação, varia do nível do mar até cerca de 2.500 m (8.200 pés), mas é mais comum bem abaixo de 2.000 m (6.600 pés).
Reprodução do black-crowned tanager
A época de reprodução da sanhaço-de-coroa-preta vai de abril a junho. Faz um ninho profundo e sem forro em uma árvore ou arbusto, geralmente perto de habitações humanas.
A embreagem é de dois a três ovos; o período de incubação é de cerca de 10 dias e tempo para emplumar outros 10 dias.
Alimentação do black-crowned tanager
Sua dieta é baseada em insetos e frutas com uma pequena quantidade de néctar também ingerida.
Canto do black-crowned tanager
O canto da black-crowned tanager varia ao longo de sua extensão. Geralmente são “notas estridentes confusas que ficam mais altas, depois diminuem e diminuem para notas ‘chit’ curtas”.
Algumas populações incluem frases ásperas e confusas. Suas chamadas incluem um “pe-u” nasal e vibrante … [um] ‘tseep’ mais alto e mais penetrante …também um ‘chep’ baixo.”