Borboletinha-do-mato: espécies, características, reprodução, alimentação e habitat
A borboletinha-do-mato (Phylloscartes ventralis) é uma ave de pequeno porte que pertence a família Rhynchocyclidae, popularmente conhecido em inglês de Mottle-cheeked Tyrannulet.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A borboletinha-do-mato é encontrado nas florestas de altitude incluindo florestas de araucárias, onde forrageia ativamente nos estratos médios e altos, geralmente acompanhando bandos mistos.
Esta é uma ave bastante ativa, e geralmente vista com a cauda erguida.
Subespécies da borboletinha-do-mato
A borboletinha-do-mato possui três subespécies reconhecidas:
– Phylloscartes ventralis ventralis: ocorre no sudeste do Brasil, do estado de Minas Gerais até o Uruguai, leste do Paraguai, e nordeste da Argentina;
– Phylloscartes ventralis tucumanus: ocorre na cordilheira dos Andes do noroeste da Argentina, da província de Jujuy até Tucumán and Catamarca;
– Phylloscartes ventralis angustirostris: ocorre nas encostas da face leste da cordilheira dos Andes do Peru, da região de San Martin até o norte da Bolívia.
Características da borboletinha-do-mato
A borboletinha-do-mato é uma espécie que mede 12 centímetros e se diferencia das demais espécies do gênero Phylloscartes pela plumagem ocre-olivácea e asas com distintas bandas e estrias claras.
Esta espécie possui a cauda longa, fina e geralmente empinada, e o dorso oliváceo e ventre amarelo, possui sobrancelha pálida, queixo branco e duas barras pálidas nas asas.
Além disso, as asas possuem um detalhe mais claro, uma espécie de listra fazendo uma divisão, sua cauda é longa e ao redor dos seus olhos existe uma área com penas esbranquiçadas.
Reprodução do borboletinha-do-mato
A borboletinha-do-mato constroem ninhos esféricos fechados com entradas circulares, Além disso, o seu ninho é em forma de bola fechada com uma entrada lateral em forma de círculo.
Infelizmente, não há informações sobre o número de ovos que a fêmea põe em uma posição ou o tempo e a duração da incubação.
Alimentação
A alimentação da borboletinha-do-mato consiste em insetos e invertebrados que encontra quando está forrageando com bandos mistos.
Habitat
Esta espécie é encontrada em montanhas, onde florestas úmidas e densas estão presentes que fica no subdossel ou pelo estrato médio da floresta.
Fotos da borboletinha-do-mato
Distribuição geografica
A borboletinha-do-mato pode ser encontrada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.