A borralhara-assobiadora (Mackenziaena leachii) é uma espécie de ave passeriforme da família Thamnophilidae, popularmente é conhecida como bujara.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie de ave vive a pouca altura no sub-bosque de matas úmidas até 1.650 metros de altitude, em matas secundárias e bambuzais.
Características da borralhara-assobiadora
A borralhara-assobiadora mede 22cm de comprimento, tanto o macho como a fêmea apresentam íris avermelhada.
Em relação da plumagem dos machos são pretos com pintas brancas e com a cauda preta, enquanto as fêmeas, são pretas com pintas e barras canela em todo o corpo.
As borralharas-assobiadoras normalmente são vistos aos pares, em sub-bosque denso de florestas úmidas, próximo à bambuzais.
Reprodução da borralhara-assobiadora
Pouco se sabe sobre a reprodução desta espécie. No entanto pode ser semelhante aos da família, que fazem ninhos em pouca altura e põem cerca de dois a três ovos manchados.
Alimentação
A alimentação da borralhara-assobiadora consiste em uma grande variedade de insetos, particularmente ortópteros e larvas de lepidópteros, e outros artrópodes, além de caracóis e lesmas.
Habitat
O borralhara-assobiadora habita em matas úmidas até 1650m de altitude, em matas secundárias, bambuzais e até sub-bosques sujos de eucaliptais.
Canto da borralhara-assobiadora
O canto da borralhara-assobiadora é uma série de notas ascendentes e descendentes, altas e nítidas, a sua vocalização é uma série rápida de assobios finos e penetrantes, cujo timbre sobe antes de cair na parte final.
O canto da borralhara-assobiadora é um “skiiii” nasal e áspero.
Fotos da borralhara-assobiadora
Distribuição geográfica
A borralhara-assobiadora é encontrado nas regiões sul e sudeste do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai.