Britango: características, habitat, reprodução e alimentação
Britango( Neophron percnopterus ) é um pequeno abutre do Velho Mundo da família dos Accipitridae e o único membro do gênero Neophron.
Encontra-se amplamente distribuída desde a Península Ibérica e Norte de África até à Índia . O padrão contrastante sob as asas e a cauda em forma de cunha o tornam distinto em vôo, pois ele sobe em térmicas durante as partes mais quentes do dia.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Os abutres egípcios alimentam-se principalmente de carniçamas são oportunistas e atacam pequenos mamíferos, pássaros e répteis.
Características do britango
A plumagem do britango é branca com penas de voo pretas, o que é particularmente perceptível durante o voo. As penas são amareladas na região da garganta.
A cabeça é sem penas, enrugada e amarelo brilhante, às vezes tingida de vermelho-alaranjado, assim como a base do bico estreito , cuja ponta é preta.
Os pés são amarelos brilhantes como o bico. A íris é marrom avermelhada. A cauda é em forma de cunha.
Os sexos são indistinguíveis na plumagem.
Os machos, no entanto, têm pele facial mais intensamente colorida do que as fêmeas. Nas aves jovens, a plumagem é inicialmente marrom-amarelada, um tanto manchada e torna-se cada vez mais branca de muda em muda até a idade adulta, por volta dos cinco anos de idade .
O rosto sem penas do jovem é cinza e a íris é preta. Os abutres egípcios têm entre 60 e 70 cm de altura, pesam entre 1,5 e 2,2 kg e têm uma envergadura de cerca de 1,65 m.
Habitat do britango
Os britango são amplamente distribuídos em todo o Velho Mundo, com sua área de reprodução do sul da Europa ao norte da África , do leste ao oeste e sul da Ásia.
Eles são vagabundos raros no Sri Lanka. Eles ocorrem principalmente nas planícies secas e nas colinas mais baixas. No Himalaia, eles sobem até cerca de 2.000 metros no verão.
Habitam na Savanas secas de árvores e arbustos , evita apenas áreas desérticas e florestas tropicais .
Reprodução do britango
A época de reprodução do britango é na primavera. Durante o início da estação de reprodução , os pares em cortejo voam alto juntos e um ou ambos podem fazer mergulhos em espiral ou mergulhos swooping.
O ninho é uma plataforma desordenada de galhos forrados com trapos e colocado na borda de um penhasco, edifício ou na forquilha de uma grande árvore.
Os ovos são vermelho-tijolo com a extremidade larga coberta mais densamente com manchas vermelhas, marrons e pretas.
O primeiro ovo eclode após cerca de 42 dias. O segundo filhote pode eclodir três a cinco dias depois e um atraso maior aumenta a probabilidade de morrer de fome.
Sabe-se que os abutres egípcios vivem até 37 anos em cativeiro e pelo menos 21 anos na natureza. A probabilidade de sobrevivência na natureza varia com a idade, aumentando até os 2 anos de idade e caindo aos 5 anos.
Alimentação do britango
A alimentação do britango é carniça de todos os tipos, incluindo pequenos animais mortos, como répteis, peixes, insetos e outros invertebrados .
Estado de conservação do britango
As populações de britango diminuíram na maior parte de seu alcance. Na Europa e na maior parte do Oriente Médio , as populações em 2001 eram metade das de 1980.
Na Índia, o declínio foi rápido, com uma redução de 35% a cada ano desde 1999. Em 1967-70, a área ao redor de Delhi foi estima-se que tenham 12.000–15.000 desses abutres, com uma densidade média de cerca de 5 casais por 10 km 2 .
A causa exata do declínio não é conhecida, mas tem sido associada ao uso do AINE Diclofenaco , que é conhecido por causar a morte em abutres Gyps .