O bútio-vespeiro (Pernis apivorus) é uma ave de rapina diurna de tamanho médio, pertencente à família Accipitridae, conhecido como falcão-abelheiro e tartaranhão-apívoro.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie prefere florestas com zonas abertas e pequenas zonas húmidas mas os migradores podem ser vistos em todo o tipo de habitats.
Características do bútio-vespeiro
O bútio-vespeiro possui um comprimento entre 51-58 cm e uma envergadura entre 125-145 cm, a parte superior é geralmente marrom escura, a parte inferior mais clara (a branca), com listras marrom-avermelhadas ou até mesmo uma cor de café bem escuro.
A cauda é longa e com várias barras, as patas são amareladas e a íris é castanho-acinzentada nos juvenis e amarelo-avermelhada nos adultos, as penas primárias nos adultos são pretas muito proeminentes das restantes.
Enquanto nos juvenis as primárias são mais curtas com remiges listados mais densamente do que o indivíduo adulto, por outro lado, eles têm uma cauda menor.
Além disso, a plumagem é idêntica em ambos os sexos, mas diferem no tamanho, sendo a fêmea maior.
Reprodução do bútio-vespeiro
O bútio-vespeiro é uma ave de nidificação estival, chega tardiamente ao nosso país, o que a torna uma ave de rapina invulgar.
As melhores épocas para observá-lo são de maio a setembro, início de outubro, a partir do mês de agosto realiza a migração outonal, o que facilita a sua observação no Algarve.
Os ninhos desta espécie são construídos em árvores de grande porte, o bútio-vespeiro geralmente põe apenas um ovo, que consiste em dois ovos, e o período de incubação é de 30 a 35 dias.
Os filhotes são capazes de voar após 40-44 dias, não há muita informação sobre a reprodução desta espécie em Portugal, sabe-se que no Alto Alentejo a ninhada a partir de maio e algumas crias podem permanecer no ninho até ao final de agosto.
Alimentação
Sua dieta consiste principalmente de ninhos, larvas e adultos de vespas e abelhas, por isso possuem narinas em forma de fenda.
Sua dieta também pode incluir outros insetos, répteis, pequenos mamíferos, filhotes e ovos de outras aves, em Portugal, a sua dieta consiste principalmente em vespas, complementadas por lagartos e rãs.
Ameaças
Esta espécie tem um estatuto de proteção classificado como Vulnerável pelo ICNB, as principais ameaças incluem incêndios florestais nas regiões centro e norte e mudanças na agricultura tradicional, particularmente no sul.
Habitat
O bútio-vespeiro habita áreas compostas por manchas florestais, entrecortadas por terrenos de pousio ou culturas de sequeiro.
Além disso, no norte a espécie frequenta zonas de carvalhos e pinheiros-de-casquinha, no centro está associado a carvalhos e pinheiros-bravos e no sul utiliza sobreiros e pinheiros-bravos.
Fotos do bútio-vespeiro
Distribuição geografica
O bútio-vespeiro pode ser encontrado na grande parte da Europa, excepto no extremo
norte e fora do Paleárctico Ocidental vai até ao Irão e para além dos Urais.
Além disso, esta ave inverna nas regiões central e ocidental da África Equatorial, a distribuição em Portugal continental é bastante alargada, acompanhando na metade Sul a distribuição do sobreiro Quercus suber e no Centro interior e no Norte.