O cabeça-de-ouro (Ceratopipra erythrocephala) é uma ave passeriforme da família Pipridae, conhecido também como uirapuru, dançador-de-cabeça-dourada, uirapuru-de-cabeça-amarela.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, a fêmea menos colorida pode ser difícil d separar de outras fêmeas, porém note o bico pálido e coloração opaca, mais frequentemente visto ao redor de arenas de exibição onde vários indivíduos se reúnem para se apresentarem para as fêmeas.
Caso contrário, pode ser difícil de encontrar, são encontrados sozinhos no meio da camada inferior da floresta, às vezes perto de árvores frutíferas.
Subespécies
O cabeça-de-ouro possui três subespécies reconhecidas:
– Ceratopipra erythrocephala erythrocephala: ocorre do Leste do Panamá até as Guianas e no Norte do Brasil, ao norte do Rio Amazonas; e na Ilha de Trinidad;
– Ceratopipra erythrocephala berlepschi: ocorre na região tropical do Sudeste da Colômbia até o Nordeste do Peru e Oeste da Amazônia brasileira, esta subespécie apresenta a coroa mais amarelada e com a borda vermelha estreita na nuca mais nítida que a subespécie nominal.
– Ceratopipra erythrocephala flammiceps: ocorre no Leste da Colômbia, na região de Santander.
Características do cabeça-de-ouro
O cabeça-de-ouro é uma ave que mede entre 9 e 10 centímetros de comprimento e pesa entre 12 e 14 gramas, as fêmeas são maiores e mais pesadas do que os machos.
O macho adulto tem uma coroa amarelo alaranjada brilhante, nuca e laterais da cabeça que contrastam fortemente com o resto do corpo negro, na lateral da cabeça e na nuca, essa coloração fica mais intensa.
O resto da plumagem é preta brilhante, exceto pelas penas brancas da tíbia, com a parte inferior do lado de fora da tíbia sendo escarlate.
A íris dos machos é branca, o bico é rosa, às vezes amarelado, e a mandíbula superior às vezes é mais escura que a inferior e o tarso e os pés são marrom-claros ou rosa.
A fêmea adulta tem a parte superior verde-oliva, asas e cauda verde-acinzentadas com margens verde-oliva. O pescoço e o peito são verde-oliva pálido.
O abdômen e o criso são de cor verde amarelada, algumas fêmeas adultas podem apresentar algumas penas amarelas brilhantes na nuca.
O macho imaturo da espécie se assemelha à fêmea adulta, dependendo da idade pode apresentar penas pretas na plumagem do corpo, as íris dos imaturos e das fêmeas são amareladas ou acinzentadas, tornando-se esbranquiçadas com a idade.
Reprodução do cabeça-de-ouro
Durante a época de reprodução, os machos reúnem-se em grupos de até 10 indivíduos em poleiros horizontais, de onde se apresentam (com vários movimentos padronizados) às fêmeas, que selecionam aqueles com quem terão descendência.
Os participantes da dança ficam bastante barulhentos, tentando chamar a atenção, a excitação atinge seu ápice com a aparição da fêmea.
Forma um ninho em forma de taça preso a garfos horizontais e tem entre 1 e 10 m de altura, põe 2 ovos amarelo-esverdeados com pontos e listras marrons.
Habitat
O cabeça-de-ouro habita no sub-bosque e no estrato médio de florestas úmidas e capoeiras.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de frutos encontrados desde o sub-bosque até a copa.
Fotos do cabeça-de-ouro
Distribuição geográfica
O cabeça-de-ouro pode ser encontrado no Brasil apenas na Amazônia, exclusivamente ao norte do Rio Amazonas também nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador e Peru.