A cabeça-de-prata (Lepidothrix iris) é uma ave da família Pipridae, conhecido também como dançador-de-coroa-prateada.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta ave pode ser encontrado em florestas primárias úmidas e antigas florestas secundárias adjacentes, onde os machos danças para as fêmeas.
Subespécies
A cabeça-de-prata possui duas subespécies reconhecidas:
– Lepidothrix iris íris: encontrada na região central e leste da Amazônia brasileira, na região que vai de Belém no estado do Pará até o noroeste do estado do Maranhão e ao sul, até o alto rio Xingu.
– Lepidothrix iris eucephala: encontrado no sudoeste da Amazônia brasileira ao sul do Rio Amazonas até a margem leste do baixo rio Tapajós.
Características da cabeça-de-prata
A cabeça-de-prata mede cerca de 8,5 centímetros de comprimento e pesa entre 7,8 e 9,5 gramas, o macho é verde-brilhante com o alto da cabeça prateado e a fêmea apresenta o alto da cabeça verde, sem o brilho prateado do macho.
Reprodução da cabeça-de-prata
No acasalamento os machos reúnem-se para dançar para as fêmeas durante o período reprodutivo.
Habitat
A cabeça-de-prata habita em florestas úmidas de terra firme e capoeiras maduras e vive aos pares ou em pequenos grupos, no estrato inferior da vegetação florestal.
No entanto, apesar da espécie se ambientar também em algumas áreas de capoeiras maduras, o desmatamento pode torná-la ameaçada de extinção.
Estado de conservação da espécie
Esta espécie foi listada como Vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) porque acredita-se que sua população total não quantificada, embora considerada bastante comum, tenha diminuído em 30%. 49% em 3 gerações devido à perda de habitat.
Fotos da cabeça-de-prata
Canto da cabeça-de-prata
Distribuição geografica
A cabeça-de-prata é encontrado exclusivamente no Brasil, ao sul do Rio Amazonas, do Maranhão ao Rio Xingu (para o sul até o Mato Grosso) e na margem leste do baixo Rio Tapajós.