Caboclinho-de-chapéu-cinzento ( Sporophila cinnamomea )é uma espécie da família Thraupidae pertencente ao grande gênero Sporophila .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
foi descrita pela primeira vez pelo ornitólogo francês Frédéric de Lafresnaye em 1839 sob o nome científico Pyrrhula cinnamomea.
Características do caboclinho-de-chapéu-cinzento
A caboclinho-de-chapéu-cinzento é uma tangerina castanha pequena (10 cm) e principalmente cor de ferrugem. O macho é marrom-ferrugem a castanho com cinza na coroa e asas e cauda cor de fuligem.
Uma mancha branca na base da mão também é visível nas asas. O bico geralmente é amarelo claro, mas às vezes cinza ou preto. A fêmea é indistinguível de outras espécies de Sporophila .
Habitat do caboclinho-de-chapéu-cinzento
Reproduz-se no nordeste da Argentina (mais comum em Corrientes , mas mais local em Entre Ríos ), no oeste e extremo sudeste do Uruguai (principalmente em Paysandú , Río Negro e Rocha , mas também em Artigas , Soriano e Treinta y Tres ), extremo sudeste do Paraguai ( Itapúa e Ñeembucú ) e no extremo sul do Brasil (oeste e centro-sul do Rio Grande do Sul ).
Os migrantes foram registrados novamente na Argentina ( Misiones ,Formosa e Buenos Aires ) já pelo leste do Paraguai (incluindo Presidente Hayes ), com presumíveis espécimes invernando no Brasil ( Pará , Goiás , Minas Gerais , São Paulo , Mato Grosso do Sul e Paraná ), e possivelmente no nordeste do Paraguai .
Esta espécie é considerada rara e local para se reproduzir no seu habitat natural (embora possam ocorrer concentrações se as condições forem favoráveis): campos húmidos ligeiramente perturbados.
Geralmente onde são inundados sazonalmente; migra para o norte no inverno, preferindo áreas úmidas de cerrado e campos gramados altos; até 1100 m de altitude .
Estado de conservação do caboclinho-de-chapéu-cinzento
A caboclinho-de-chapéu-cinzento tem uma pequena população mundial composta por apenas 2.500 a 10.000 indivíduos adultos. Acredita-se também que esteja diminuindo em número como resultado da perda de habitat e captura para a indústria de aves em gaiolas.
Portanto, está listado na lista vermelha de espécies ameaçadas da união internacional de conservação IUCN , classificada como vulnerável (VU).