Caboclinho-de-papo-preto (Sporophila ruficollis) é uma especie de ave da família dos Thraupidae que pertence ao gênero dos Sporophila.
O comedor-de-garganta-escura foi classificado como quase ameaçado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) porque se presume que a sua população, ainda não quantificada.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do caboclinho-de-papo-preto
O caboclinho-de-papo-preto mede aproximadamente 10 cm de comprimento.
O macho tem a coroa e partes das asas azuis claras, tem a garganta e o peito castanhos e o abdómen castanho brilhante, as fêmeas e os jovens apresentam uma cor azeitona amarelada em todo o corpo.
Habitat do caboclinho-de-papo-preto
Esta espécie é considerada um criador raro e local nos seus habitats naturais : pastagens menos perturbadas, geralmente inundadas sazonalmente, matos, juncos, etc. até 1100 m de altitude (metros acima do nível do mar). Ao migrar prefere gramíneas altas e úmidas.
Distribuição geográfica
O caboclinho-de-papo-preto distribui-se no leste da Bolívia (leste de Tarija , leste de Santa Cruz ), centro-sul do Brasil (sul de Mato Grosso , oeste de Mato Grosso do Sul e sudoeste do Rio Grande do Sul ), leste e centro do Paraguai (inclusive no Chaco ), e ao norte e oeste do Uruguai ( Artigas e Paysandú ).
Onde pode ser avistado na Quebrada de los Cuervos ; na Argentina distribui-se pelo sudeste de Jujuy , leste de Salta , Formosa , Chaco , Santiago del Estero, Tucumán , Santa Fé , Corrientes , Misiones , Entre Ríos , norte de Buenos Aires e leste de Córdoba .
Reprodução do caboclinho-de-papo-preto
Eles nidificam entre pastagens e tocas, construindo um ninho em forma de xícara feito de caules, grama, teias de aranha, etc. A fêmea põe até três ovos branco-acinzentados.
Alimentação do caboclinho-de-papo-preto
O caboclinho-de-papo-preto alimentam-se principalmente de sementes, embora às vezes incorporem larvas em sua dieta.