Início » Pássaros Exóticos » Cacatua-de-crista-amarela: características, reprodução, alimentação, comportamento e canto

Cacatua-de-crista-amarela: características, reprodução, alimentação, comportamento e canto

cacatua-de-crista-amarela

A cacatua-de-crista-amarela (Cacatua galerita)  é uma ave da família Cacatuidae ordem das Psittaciformes, originária da Austrália.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

cacatua-de-crista-amarela
cacatua-de-crista-amarela

Esta espécie de cacatua é  porte grande, podendo atingir até 50 centímetros de comprimento e pesar 900 gramas.

Ainda, as subespécies pequenas, podem chegar até 40 centímetros, contudo, quando bem cuidadas, podem completar até 70 anos de vida.

cacatua-de-crista-amarela são majoritariamente brancas e apresentam no bico uma tonalidade de preto e possuem uma crista exuberante, que é a razão de seu nome, e penas amarelas ao redor do corpo.

Características da cacatua-de-crista-amarela

características da cacatua-de-crista-amarela
características da cacatua-de-crista-amarela

As cacatuas-de-crista-amarela atingem um comprimento corporal de 50 centímetros. Pesam entre 720 e 1020 gramas, são cacatuas de tamanho médio, suas asas largas e arredondadas e forte bico cinza-escuro são impressionantes, não há dimorfismo sexual .

Além disso os machos tendem a ser um pouco mais pesados, a cor dos olhos nas mulheres geralmente é marrom avermelhado, enquanto nos homens a íris é marrom escura a quase preta.

A cor básica da plumagem é o branco, as penas da crista são amarelas, estreitas e curvadas para a frente. Eles são delimitados da testa por penas brancas alongadas na testa.

As coberturas das orelhas, bem como a base das bochechas e as penas da garganta, são amarelo pálido, ambas as bandeiras internas das penas de voo e as penas de controle têm uma coloração amarelo pálido.

Reprodução da cacatua-de-crista-amarela

A época de reprodução varia de acordo com a localização geográfica, os pares são territoriais e nidificam esparsamente em cavidades de árvores.

A oviposição consiste em dois a três ovos, que são incubados pelo casal por um período de 25 a 27 dias.

Os filhotes são ninhos (totalmente dependentes dos pais nas primeiras semanas de vida) e permanecem no ninho por nove a doze semanas, sendo alimentados por ambos os pais; depois os filhotes nos acompanharão por mais alguns meses.

Alimentação

alimentacao da cacatua-de-crista-amarela
alimentacao da cacatua-de-crista-amarela

A alimentação da cacatua-de-crista-amarela é composta por sementes, frutos e pequenas porções de uma grande variedade de vegetais, inclusive plantas de jardim.

Comportamento

É bastante famoso por ser um pássaro muito barulhento. No entanto, é muito dócil, carinhosa e observadora, fazendo dela uma ótima companheira para a vida.

Além disso, ela adora ser tratada por seus donos e, portanto, precisa de sua devoção.

É um animal muito inteligente, uma vez ensinado desde cedo, a Cacatua-de-crista-de-enxofre pode falar e aprender alguns truques.

Seu comportamento também é algo que pode ser variado dependendo do tipo de criação.

Hábitos

Eles procuram comida no chão e nas árvores. Com exceção da subespécie Cacatua galerita galerita, cujos indivíduos se reúnem em grandes bandos de centenas de aves, raramente são encontrados em bandos de mais de 20 indivíduos.

São nômades e podem percorrer grandes distâncias, parando no caminho para descansar e se alimentar.

A dieta consiste em sementes, frutas e pequenas porções de uma grande variedade de vegetais, incluindo plantas de jardim.

Fotos da cacatua-de-crista-amarela

cacatua-de-crista-amarela
cacatua-de-crista-amarela
cacatua-de-crista-amarela (4)
cacatua-de-crista-amarela
cacatua-de-crista-amarela (4)
cacatua-de-crista-amarela
cacatua-de-crista-amarela
cacatua-de-crista-amarela

Canto da cacatua-de-crista-amarela

O canto da cacatua-de-crista-amarela é apenas uma das inúmeras características que chamam atenção.

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.