Cacatua galah (Eolophus roseicapilla) é uma ave psitaciforme do grupo das cacatuas, típica do sub-continente australiano pertencente a família Cacatuidae conhecido como Galah.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, a cacatua galah é uma espécie bastante comum por toda a Austrália, exceto em zonas desérticas, de floresta tropical densa e a ponta norte do Cabo York.
O habitat original dos Galahs era a floresta esclerófila e arbustiva e a savana australiana.
Ao contrário da grande maioria das espécies nativas do país, o galah adaptou-se bem à presença europeia e rapidamente colonizou áreas agrícolas, embora também seja difundido em jardins e parques das cidades australianas.
A sua distribuição continua a aumentar e surgiu recentemente e de forma espontânea na Tasmânia.
Características da cacatua galah
A cacatua galah é uma cacatua de asas e cauda cinzentas, com barriga, peito e cabeça cor-de-rosa; crista móvel é branca, tal como o bico.
Já o dimorfismo sexual da espécie é mínimo e manifesta-se apenas na cor dos olhos, castanhos no macho e vermelhos na fêmea.
Reprodução da cacatua galah
A cacatua galah nidificam em troncos ocos de árvores, especialmente eucaliptos, que cobrem com penas e folhas, cada atitude consiste em 3 a 4 ovos brancos.
Os jovens são cuidados por ambos os pais, a esperança média de vida é elevada e ronda os 30-40 anos.
Essas aves às vezes são criadas como animais de estimação e formam fortes laços com seus donos.
Alimentação
Esta espécie de cacatua se alimenta de sementes, ervas e frutos, em geral no chão, nas cidades são por vezes considerados como praga pelos danos que causam aos relvados.
Cuidados básicos com a cacatua galah
Alguns cuidados com a cacatua galah devem ser realizados diariamente, como a troca da água e limpeza do aviário.
Os comedouros e bebedouros devem ser limpos regularmente para evitar o crescimento de fungos e bactérias.
Essas aves adoram tomar banho e essa prática faz bem para a saúde dos animais. Portanto, é aconselhável ter uma banheira com água limpa pronta para se refrescar o tempo todo.
Por serem pássaros muito ativos e brincalhões, precisam de muita atenção e carinho.
Eles precisam ser oferecidos uma ampla gama de brinquedos diferentes para que possam se distrair e brincar, a fim de evitar problemas como estresse e depressão.
É muito importante fazer o check-up veterinário do seu animal de estimação a cada seis meses para garantir sua saúde e bem-estar.
Espaço para criação
As cacatuas são aves mais sedentárias, não precisam de lagos grandes, mas precisam de espaço para andar no fundo e se alimentar, hábitos que têm quando estão livres.
Oferecer múltiplas atividades é importante, pois evitará a ocorrência de comportamentos como gritos altos e destruição de objetos.
É aconselhável colocar apenas um par por quarto de criança para evitar possíveis brigas.
Podem ser mantidos em viveiros com dimensões de 100x120x300 cm, tela galvanizada, arames arredondados e no mínimo 40-50 de área coberta.
Habitat
A cacatua galah habitat em floresta de esclerófila, arbustos e savana australiana.
Fotos da cacatua galah
Canto da cacatua galah
Preço da cacatua galah
O preço da cacatua galah varia entre R$15.000 e R$25.000.