A cacatua-rosa (Lophocroa leadbeateri) é uma espécie de ave da família Cacatuidae, também conhecida como Cacatua do Major Mitchell.
Além disso, esta é uma cacatua de tamanho médio, restrita às áreas áridas e semiáridas do interior da Austrália.
Nos últimos tempos tem sido geralmente atribuído ao gênero Cacatua, embora a evidência disponível sugira que esta espécie deva ser colocada em um gênero monotípico, e incluída esta espécie na lista do Congresso Internacional de Ornitologia.
Características da cacatua-rosa
A cacatua-rosa é uma ave de grande porte, com sua plumagem branca e rosa-salmão de textura macia e grande crista vermelha e amarela brilhante, é frequentemente descrita como a mais bela de todas as cacatuas.
Além disso, esta espécie é nomeado em homenagem ao major Sir Thomas Mitchell, as fêmeas e os machos da cacatua do Major Mitchell são quase idênticos.
No entanto, os machos são geralmente maiores e a fêmea tem uma faixa amarela mais larga na crista e desenvolve um olho vermelho quando madura.
Reprodução da cacatua-rosa
Esta espécie permanece com um companheiro e costuma passar a vida todos juntos, os machos e as fêmeas poucas diferem e criam seus filhotes, que podem ser de 3 a 4 por vez, juntos.
Além disso, a curiosidade sobre a cacatua-rosa são que as fêmeas que começam a reproduzir aos 4 anos de vida, colocam os ovos.
Contudo, são os machos que chocam os ovos, em alternância com as fêmeas, e os filhotes geralmente nascem entre 26 a 30 dias.
Habitat
Esta espécie habita em áreas áridas e semi áridas do interior da Austrália, o local onde pode ser mais encontrada.
Ameaças
Apesar da cor exótica e rara, a cacatua-rosa apresenta estado de conservação pouco preocupante, saindo assim da lista de animais em perigo de extinção.
Criação da cacatua-rosa em cativeiro
A comercialização da cacatua rosa em cativeiro deve obedecer aos requisitos e normas de proteção do Ibama, além de atualizar a documentação de regularização.
Para a criação da ave para comercialização os criadores devem ter instalações como manter grandes gaiolas ou aviários, que é o mais recomendado.
O ambiente deve ser mantido sempre limpo e desinfetado, as instalações devem ser ventiladas, porém não ventiladas com frequência correntes, as cacatuas preferem o sol da manhã.
Portanto, outro pré-requisito para uma vida longa e saudável da ave com seus guardiões.