O cagu ( Rhynochetos jubatus) é uma ave da família Rhynochetidae, conhecido também como kagu esta é única ave que não voa da Nova Caledônia.
Além disso, esta espécie é endêmica da ilha de Grande Terre, no arquipélago da Nova Caledônia, situado na Melanésia, Oceania; sendo sua ave nacional e adotada como emblema em sua terra, habitando densas florestas de montanha entre os 100 a 1.400 metros de altitude.
O cagu é um pouco maior que uma galinha doméstica, mas com pernas mais longas e postura mais ereta, a coloração geral azul-acinzentada com uma crista grande e expressiva que pode ser elevada ou abaixada; as pernas e o bico são vermelhos brilhantes.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Origem
O cagu é uma ave originária das florestas da ilha principal da Nova Caledônia, no Pacífico Sul.
Características do cagu
O cagu é uma espécie de coloração uniforme, semelhante a uma garça e do tamanho de uma galinha, com plumagem cinza-pérola-esbranquiçada, as pernas e bico laranja-avermelhado, ligeiramente curvo.
Além disso, os olhos são de íris vermelha, com uma crista em sua cabeça, similar à de uma cacatua, e com listras enegrecidas nas pontas de suas asas.
Suas penas formam um pó que limpa e impregna o cagu em seu habitat úmido na ilha.
Intrincado padrão listrado nas asas que normalmente não é visível, exceto durante a exibição, muito alto, emitindo uma longa série de uivos e cacarejos nasais, muitas vezes em dueto, e mais alto nas horas antes do amanhecer.
Reprodução do cagu
O comportamento de acasalamento dessas aves inclui uma arrogância elaborada, com elevação de suas cristas e movimentos de asas que lembram uma capela.
Os cagus são monogâmicos e, embora defendam seu território juntos, machos e fêmeas podem passar a maior parte do tempo sozinhos, criando apenas um filhote por ano, nascido de um ovo com manchas castanhas em um ninho, consistindo em um monte de folhas de 10 milímetros de espessura no chão; com pai e mãe se reunindo para compartilhar tarefas de incubação e nidificação.
Após mais de um mês de incubação, o ovo eclode e o pintinho, de olhos fechados, não se mexe até os três dias de idade; parecendo diferente de seus pais, equipado com penas marrom-claro e marrom-escuro para se camuflar contra a folhagem no chão da floresta.
Os pais alimentam seus filhotes até as 14 semanas de idade e podem permanecer na área por até seis anos.
Alimentação
O cagu é uma ave solitário e predominantemente diurno, e se alimenta de insetos e suas larvas, aranhas, lacraias, milípedes, moluscos, vermes e lagartos; fazendo escavações rasas na serrapilheira e entre rochas em busca de seus alimentos.
Habitat
Esta espécie habita em uma variedade de habitats florestais, tipicamente aqueles que são densos e úmidos, embora florestas mais secas em baixa altitude
Canto do pássaro cagu
Canto do pássaro cagu possui uma variedade de notas ásperas e estridentes, os sons feitos pelo cagu podem ser ouvidos a mais de um quilômetro de distância e são diferentes para os machos e fêmeas, podendo lembrar um canto de galo ou o latido de um cão.
Mas a vocalização da fêmea é mais curta e rápida que a do macho, os pares cantam um dueto no início da manhã para alertar outras aves sobre seu território, e esses avisos podem durar até 15 minutos, eles também sibilam e fazem ruídos suaves e estridentes.
Conservação da espécie
O cagu experimentou um declínio em sua população durante os anos 1900, principalmente devido à predação por espécies invasoras, como cães e gatos, à perda de seus ovos por porcos e ratos e à perda de habitat para a expansão humana e a caça, classificada como Vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Fotos do cagu
Distribuição geografica
O cagu é uma ave endêmica da ilha de Grande Terre, no arquipélago da Nova Caledônia; situado na Melanésia.