Cais-cais ( Euphonia chalybea ) é uma ave passeriforme da família Fringillidae que pertence ao gênero dos eufonia.
São pequenas aves de hábitos essencialmente diurnos, que tendem a deslocar-se sozinhas ou aos pares, passando a maior parte do dia à procura de alimento, procurando depois abrigo na vegetação arbórea durante a noite.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do cais-cais
O cais-cais mede 11cm de comprimento, pesa 18-20g. É uma ave de aspecto robusto, de cabeça arredondada, forte bico cónico com pontas ligeiramente adunco e cruzadas, asas pontiagudas e cauda quadrada.
A plumagem apresenta dimorfismo sexual bem evidente . Os machos, de fato, possuem cabeça preto-azulada (sobrancelha, vértice, nuca, face, peitoral e laterais do pescoço), dorso, asas e cauda, mais escuras nas duas últimas partes e com presença de manchas azuladas bem evidentes.
Reflexos metálicos cinza , precisamente ausentes nas penas de voo e na cauda: a parte inferior da garganta, o peito, a barriga e a parte inferior são em vez de uma cor amarela dourada, e da mesma cor é a área em forma de “V” que inclui a parte da testa perto da base do bico e a parte anterior da sobrancelha.
As fêmeas, por outro lado, são de cor cinza acinzentado nas bochechas, garganta e parte central do peito e barriga, enquanto os flancos e a parte inferior da cauda são de cor castanha-laranja e a área dorsal é verde-oliva.
Em ambos os sexos, o bico é de cor azulada com tendência a escurecer, tornando-se enegrecido na ponta e na zona da curvatura distal, enquanto as patas são também cinzento-azuladas e os olhos castanhos escuros.
Habitat do cais-cais
O cais-cais habitat dessas aves é representado pela Mata Atlântica , bem como suas áreas degradadas (mata secundária, mas ainda madura, clareiras com presença de matas altas, matas e avenidas arborizadas com árvores centenárias).
Distribuição geográfica
A eufonia do Gola Verde é muito difundida nas regiões sul e sudeste do Brasil , desde o estado do Rio de Janeiro até o centro do Rio Grande do Sul , com algumas observações feitas recentemente também em Minas Gerais.
Também é difundida nos territórios adjacentes do leste do Paraguai ( departamentos de Canindeyú , Guairá e Itapúa ) e do nordeste da Argentina ( províncias de Misiones e Corrientes ).
Reprodução do cais-cais
São aves rigidamente monogâmicas , que começam a se reproduzir por volta do mês de outubro. O ninho tem uma forma globular e é construído por ambos os parceiros : dentro da fêmea põe 3-4 ovos, que ela incuba sozinha por cerca de duas semanas, enquanto o macho fica de guarda perto do ninho e cuida de encontrar comida para si e para seu parceiro.
Os filhotes são cegos e sem penas quando eclodem: são cuidados por ambos os pais e, dessa forma, estão prontos para voar cerca de três semanas após a eclosão, embora tendam a continuar ficando com os pais (seguindo-os e pedindo sua deixa) pelo menos até um mês de vida.
Alimentação do cais-cais
A dieta do cais-cais é principalmente frugívora , consistindo principalmente de bagas e frutos de epífitas (como Rhipsalis ), mas esporadicamente incluindo também insetos e outros pequenos invertebrados (especialmente lagartas e aranhas ).
Estado de conservação
A espécie tem uma área de distribuição relativamente pequena e acredita-se que esteja diminuindo em número como resultado da perda de habitat. A IUCN o classifica como Quase Ameaçado.