O calau bicórnio (Buceros bicornis) é uma ave pertencente a família Bucerotidae, também conhecido como tucano-da-malásia.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O calau bicórnio é uma espécie de ave coraciiforme da de aspecto inconfundível, que habita as selvas existentes entre o noroeste da Índia e a península malaia, e na ilha de Sumatra.
Espécies
– Buceros bicornis bicornis: Encontrado na Tailândia, Malásia;
– Buceros bicornis homrai: Encontrado na Índia e Sudeste Asiático;
Características do calau bicórnio
O calau bicórnio macho é ligeiramente maior que a fêmea e pode chegar a até 1,30 m com uma envergadura de 1,80 m e um peso de 3 kg.
Além disso, a plumagem é em preto e branco, pescoço, peito, de partes da cabeça e as listras transversais são brancas nas asas.
Ja a cauda também é branca com uma faixa preta transversal em sua parte central, o bico é grande e curvo para baixo até 30 cm nos machos e 25 nas fêmeas.
Com relação a estrutura córnea existente sobre o bico em amarelo-ouro decora e auxilia na ressonância e o grito potente e o voo barulhento.
Reprodução do calau bicórnio
O macho precisa construir confiança com a fêmea, então ele demonstra sua devoção trazendo comida para ela o ano todo e sua lealdade é importante, pois ela ficará presa em um oco de árvore com seus ovos e filhotes por alguns meses.
O casal passa vários dias selecionando apenas a árvore perfeita para decorar com folhas, grama e penas.
Após a reprodução, a fêmea usa comida vomitada, fezes e lama que seu companheiro trouxe para selar a lacuna.
Alimentação
O calau bicórnio se alimenta de frutas, insetos e outros pequenos animais, essa ave pode usar a ponta do bico como um dedo para colher frutos de árvores ou animais do chão.
Habitat
O calau bicórnio prefere florestas densas e antigas não exploradas em regiões montanhosas e parece ser dependente de grandes extensões de florestas tropicais.
Fotos do calau bicórnio