Calau cinza indiano: características, reprodução e alimentação
O calau cinza indiano (Ocyceros birostris) é uma espécie de ave da família Bucerotidae, conhecido também calau-cinzento ou calau-cinzento indiano.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O calau cinza indiano é encontrado no subcontinente indiano, é principalmente arbóreo e é comumente avistado em pares, ele tem penas cinzentas por todo o corpo com uma barriga cinza claro ou branco opaco.
O chifre é preto ou cinza escuro com um casco que se estende até a curva do chifre, é uma das poucas espécies de calau encontradas em áreas urbanas de muitas cidades, onde pode aproveitar árvores de grande porte ao longo de avenidas.
Características do calau cinza indiano
O calau cinza indiano é um calau de tamanho médio, medindo cerca de 61 cm de comprimento, e as partes superiores são marrom-acinzentadas e há um leve traço de um supercílio pálido.
As coberturas das orelhas são mais escuras, as penas de voo da asa são castanho-escuras com a ponta esbranquiçada, a cauda tem uma ponta branca e uma faixa subterminal escura, eles têm uma íris vermelha e as pálpebras têm cílios, o casco é curto e pontiagudo.
O macho tem um casco maior em um bico escuro, e o cúlmen e a mandíbula inferior são amarelados, a pele nua ao redor do olho é escura nos machos, mas às vezes pálida e avermelhada nas fêmeas, a fêmea tem o bico mais amarelado com preto na metade basal e no casco.
Reprodução do calau cinza indiano
A época de reprodução é de abril a junho e a postura varia de um a cinco ovos brancos bem simétricos, os calaus-da-índia costumam fazer ninhos em tocas em árvores altas, uma cavidade existente pode ser escavada de acordo.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de frutas como por exemplo vários figos silvestres desempenham um papel importante, ele também come insetos e pequenos lagartos.
Fotos do calau cinza indiano
Distribuição geografica
A espécie ocorre principalmente nas terras baixas até uma altitude de 610 m, ele está localizado no sopé do Himalaia ao sul, fazendo fronteira com o sistema do rio Indo a oeste e o delta do Ganges a leste.
Pode fazer movimentos locais na região árida do oeste, eles também podem ser encontrados em cidades com árvores de avenidas antigas.