Calau de capacete: origem, características, reprodução, alimentação e ameaças
Calau de capacete (Rhinoplax vigil) é uma ave de grande porte pertencente à família Bucerotidae eles são conhecidos por lealdade e companheirismo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Além disso, esta é uma vultuosa e excêntrica ave oriunda da Ásia, não é muito conhecido, mas está ameaçado pela caça predatória de seu precioso bico de queratina.
Isso porque o valor pode chegar a triplicar o do marfim do elefante, o quilo desse precioso produto pode chegar a custar o equivalente a 27 mil reais.
Origem
O calau de capacete é uma nativa da península de Malaca, e das ilhas de Sumatra e Bornéu, é uma ave oficial da província indonésia de Bornéu Ocidental
Características do calau de capacete
O calau de capacete é uma ave de grande porte concebido pelas tribos aborígenes de certas ilhas como uma das criaturas que recebem os falecidos no além-túmulo.
Seu crânio, que é muito desproporcional ao seu corpo, responde por cerca de 11 do peso total das aves.
A parte frontal, que se projeta mais do que o normal, confere a aparência característica peculiar desta espécie.
As mãos habilidosas de um artesão são capazes de extrair um pequeno pedaço de marfim cor de âmbar de seu crânio, e pode ser traduzido como calau de marfim.
Os machos usam seu crânio de queratina distinto para lutar contra outros machos e extrair insetos de troncos de árvores podres durante a época de acasalamento.
Reprodução do calau-de-capacete
O calau de capacete são aves que formam pares monogâmicos, no namoro, o macho e a fêmea se perseguem, juntam os bicos e cantam.
No entanto, antes do acasalamento, o macho oferece à fêmea um presente em forma de alimento, como gesto de sua lealdade, e esse presente pode ser um inseto ou uma fruta.
Contudo, os locais de nidificação podem ser buracos ou rachaduras existentes em árvores ou rochas.
Além disso, esses orifícios são normalmente naturais porém, algumas espécies podem nidificar em ninhos abandonados de pica-paus.
Alimentação
A alimentação do calau de capacete é composta, por frutas e nozes, o que faz deles os melhores dispersadores de sementes das florestas asiáticas.
Por esta razão, a sua hipotética extinção poderia ser fatal para todo o ecossistema ao seu redor.
Habitat
O calau de capacete habita nas florestas de folhas perenes e semiperenes da Indonésia, Brunei, Malásia, Myanmar e Tailândia.
Comportamento
Além disso, como diferença de outros calaus comedores de fruta, o calau de capacete é sedentário e agrupa-se em pares para defender seu território.
Por outro lado, os machos utilizam seus capacetes para atacar os adversários, nas disputas por território.
Fotos do calau de capacete
Risco de extinção do calau de capacete
O comércio internacional do bico desta espécie remonta a 1371, quando o marfim desta ave foi presenteado à corte da Dinastia Ming.
Desde então, o marfim extraído do crânio do calau de capacete tem sido utilizado por colecionadores de todo o mundo para criar inúmeros itens decorativos.
A escassez dessa ave, combinada com a predação e o preço exorbitante oferecido no mercado por esse precioso animal, fez com que 6.000 espécimes fossem mortos a cada ano na última década.
Atualmente, a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN indica que o calau está criticamente ameaçado.