Calau-de-monteiro: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Calau-de-monteiro (Tockus monteiri ) também conhecido como Monteiro toko , é uma espécie de ave que pertence aos Bucerotidae.
é encontrada no oeste da África subsaariana . A área de distribuição é muito pequena em comparação com outras espécies de toko, como o toko cinza , nenhuma subespécie é descrita.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
De todas as espécies de toko, habita o habitat com menor precipitação. Como todos os tokos, o Calau-de-monteiro é um criador de toca. A fêmea fica semanas em um ninho, que ela fecha, exceto por um pequeno vão.
Eles e os filhotes que eclodem após 24 a 27 dias são cuidados pelo macho, que leva comida para a cavidade da ninhada.
Características do calau-de-monteiro
Os machos do calau-de-monteiro são cinza escuro na cabeça, pescoço e antepeito. A garganta e os lados da cabeça são brancos tracejados. O dorso é marrom, as coberteiras superiores da cauda são marrom-escuro fuliginoso.
Os dois pares de penas da cauda do meio são marrom-escuro, o resto do total de 10 pares de penas da cauda tem uma base marrom-escura, mas são brancas. A parte inferior do corpo é esbranquiçada. As primárias são pretas com pontas creme.
As fêmeas têm a mesma plumagem corporal que os machos. No entanto, eles são menores, o bico é significativamente mais curto, a pele nua da garganta é azul-turquesa.
Os juvenis são semelhantes às aves adultas, mas têm um bico menor de cor laranja-avermelhada e cinza na base do bico inferior.
Reprodução do calau-de-monteiro
Na Namíbia, a época de reprodução geralmente cai entre outubro e março. A postura dos ovos geralmente começa um mês após o início das fortes chuvas. A época de reprodução começa com os pares começando a inspecionar possíveis cavidades de nidificação.
As visitas à cavidade da ninhada estão se tornando cada vez mais frequentes, e a fêmea então gradualmente começa a selar fendas e rachaduras na cavidade da ninhada pelo lado de fora.
Todo o ciclo de nidificação dura de 72 a 84 dias, com incubação de 24 a 27 dias e o período de nidificação de 43 a 46 dias. Uma fêmea passa entre cinco e onze dias na cavidade da ninhada, que ela então isola, exceto por uma abertura estreita, antes de começar a botar seus ovos.
Na Namíbia, o tamanho da ninhada nos ninhos examinados era geralmente de 4,4 ovos. O tamanho da embreagem depende de quanta precipitação caiu antes.
Habitat do calau-de-monteiro
O calau-de-monteiro vive em savanas e campos de espinheiro seco e é encontrado apenas no centro e noroeste da Namíbia e sudoeste de Angola com cerca de 400.000 indivíduos.
De todos os calaus, o calau-de-monteiro habita as regiões com menos chuvas. Ocorre também em regiões onde chove menos de 100 milímetros por ano.
O calau-de-monteiro prefere terrenos montanhosos com subsolo rochoso como habitat. Mas também é encontrado em planícies com solos arenosos esparsamente cobertos por árvores isoladas com braços espinhosos.
Na Namíbia, a área de vida média de um casal de calaus-de-monteiros é de 15 hectares. A época de reprodução começa com o início da estação das chuvas, mas a precipitação na área de distribuição do calaus-de-monteiros é imprevisível porque não está ligada a nenhuma estação específica.
Nos períodos de seca, formam-se regularmente grupos maiores de calaus-de-monteiros, que se movimentam na área de distribuição em busca de alimentos.
Alimentação do calau-de-monteiro
Calaus-de-monteiros alimenta-se principalmente de insetos e pequenos artrópodes . Também come frutas, sementes, brotos, flores e bulbos.
Canto do calaus-de-monteiros
As chamadas são sons escuros e ásperos de cacarejar. As chamadas para sinalizar a área são kok-kok-kok-kokok-kokok-kokok .