O calau-de-narcondam ( Rhyticeros narcondam) é uma espécie de ave da família Bucerotidae é endémica da Índia, Ilha Narcondam.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, ele viva em florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude, e seta sendo ameaçado por perda de habitat.
Características do calau-de-narcondam
O calau de Narcondam possui a pele nua da garganta é menos extensa e termina clara e reta, enquanto nas espécies mencionadas acima termina em semicírculo.
A crista e a nuca dos machos são de cor marrom claro, enquanto a frente do pescoço é amarelada apenas na parte superior, tornando-se marrom ao entrar em contato com o peito.
O bico é mais estreito e menos curvo que o do calau, a diferença parece ser ainda mais nítida quando comparada com a do calau birmanês. As corcundas do capacete são mais pronunciadas do que nas outras duas espécies.
A plumagem preta no dorso mostra um brilho verde sob todos os espectros de luz, em calaus ondulados e birmaneses, a plumagem preta tem um tom azul distinto sob certas condições de iluminação.
Machos e fêmeas são semelhantes, embora a última seja um pouco menor, em ambos os sexos, a íris é vermelha brilhante, as pernas e os pés são marrons, ambos têm o mesmo bico amarelo com uma ampla linha marrom-avermelhada na base de ambas as mandíbulas inferiores.
Reprodução do calau de Narcondam
A época de reprodução começa no início de fevereiro, mas não está em pleno andamento até março e abril, assim como outros calaus a fêmea permanece segregada na cavidade natural de uma árvore.
Ao longo do ciclo de nidificação, o tempo que passa no ninho, e o ninho é colocado a uma altura de 1,60 a 28 metros, mas mais de 40% deles têm geralmente entre 10 e 15 metros, as cavidades nos troncos e as cavidades escavadas nas pontas dos galhos são aproveitadas igualmente.
Alimentação
O calau-de-narcondam se alimenta de frutas como por exemplo figos e palmeira rabo de peixe.
Habitat
Esta ave habita em florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude.
Distribuição geografica
O calau-de-narcondam é encontrado em uma pequena ilha localizada a 150 km a leste do arquipélago de Andaman , na Baía de Bengala.