Calau-gigante: características, reprodução, alimentação, comportamento e habitat
Calau-gigante ( Bucorvus leadbeateri) é uma ave da familia Bucorvidae conhecido como calau-do-sul é uma das duas espécies de calau-terrestre, ambas encontradas apenas na África, e é a maior espécie de calau do mundo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, ele pode ser encontrado nas regiões do sul da África, desde o Quênia até a África do Sul, dentro dessas regiões, eles habitam florestas e savanas.
Entretanto, seus números estão diminuindo, em parte devido à perseguição, destruição de habitat, crenças culturais e outros fatores, eles estão listados globalmente como vulneráveis pela IUCN desde 2018, e em perigo na África do Sul, Lesoto, Namíbia e Suazilândia.
Características do calau-gigante
O calau-gigante é um ave de grande porte, que pode atingir pode atingir mais de um metro de comprimento e cerca de 180 centímetros de envergadura.
Além disso, esta ave esta se destacando pela sua plumagem negra, com rebordos brancos nas extremidades das asas, e pelo seu bico de grandes dimensões, exornado com uma protuberância óssea junto aos olhos.
Reprodução do calau-gigante
Na construção do ninho, preferem buracos em árvores de grande porte, embora também possam nidificar em tocas e fendas entre rochas.
O macho constrói o ninho, cobrindo o interior da toca com folhas secas. As fêmeas, por sua vez, geralmente colocam entre 1 e 2 ovos, que são incubados por 37 a 41 dias, após os primeiros 21 a 33 dias, a fêmea sai do ninho e se junta ao macho em busca de alimento.
Alimentação
Os calaus são carnívoros e caçam principalmente no chão, onde encontram a maior parte de sua comida, este alimento varia de insetos a pequenos animais.
Comportamento
Essas aves são uma espécie de vida longa com uma expectativa de vida de 50 a 60 anos e até 70 anos em cativeiro, tendo em vista sua longa vida útil, eles não atingem a maturidade sexual até a idade de 4-6 anos e começam a se reproduzir por volta dos 10 anos de idade.
Seu sexo pode ser identificado pela cor de suas gargantas, sendo o macho um vermelho puro e a fêmea um roxo-azulado profundo.
Habitat
O calau-gigante pode tolerar regiões com alteração humana e embora viva essencialmente no solo, necessita de árvores grandes para poder nidificar.
Fotos do calau-gigante
Distribuição geografica
O calau-gigante pode ser encontrado na Gâmbia, África, desde o Quênia até a África do Sul, dentro dessas regiões, eles habitam florestas e savanas.