Calau ruivo: características, reprodução, alimentação e habitat
O calau ruivo ( Buceros hydrocorax) é uma ave pertencente a família Bucerotidae, também conhecido como calau filipino e kalaw, é uma grande espécie de calau endêmico das Filipinas.
Além disso, eles são referidos pelos habitantes locais como o relógio das montanhas devido ao seu grande estrondoso chamado que normalmente ocorre a cada hora. Ocorre em florestas tropicais úmidas de baixa altitude.
No entanto, eles agora são considerados uma espécie ameaçada e suas razões para o declínio são a destruição do habitat, a caça e a caça furtiva para o comércio ilegal de animais de estimação.
Por isso é ilegal caçar, capturar ou possuir calau-ruivo sob a Lei filipina RA 9147.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do calau ruivo
O calau ruivo mede 60-65 cm de comprimento e pesa 1185-1824 g nos machos e 1017-1662 g nas fêmeas, as características físicas desta espécie variam ligeiramente de acordo com a raça. Cada uma das três subespécies se distingue por sua forma e cor específicas de capacete.
Reprodução do calau ruivo
Como acontece com outros calaus, as fêmeas se fecham dentro da cavidade do ninho, onde colocam a ninhada e ficam com os filhotes em crescimento durante a maior parte ou toda a estação de nidificação.
Em algumas espécies, o macho ajuda a selar de fora da cavidade do ninho, os filhotes e as fêmeas são alimentados pelo macho através de uma fenda vertical estreita na abertura do ninho selado, às vezes acompanhados por machos auxiliares não reprodutores.
A época de reprodução dura em média 4 a 6 meses, durante esse tempo, o macho fornece comida às fêmeas e aos filhotes enjaulados, eles mantêm laços anuais de pares e irão acasalar e se envolver em alimentação de corte por muitos anos.
Alimentação
O calau ruivo se alimenta de frutas, sementes, insetos e pequenos animais.
Habitat
Esta espécie habitat em florestas primárias de dipterocarpos perenes, mas também usa florestas secundárias.
Status de conservação
O calau ruivo foi registrado até 760 metros em Luzon, enquanto sua contraparte do sul foi registrada até 2100 metros acima do nível do mar no Monte Apo.
Esta espécie foi classificados como vulneráveis, acredita-se que o North Rufous Hornbill esteja mais ameaçado, já que a Lista Nacional de Fauna Terrestre Ameaçada das Filipinas o listou como Vulnerável e lista as espécies ou subespécies do sul como Vulneráveis.