Início » Aves » Cambada-de-chaves: características, reprodução, alimentação e habitat

Cambada-de-chaves: características, reprodução, alimentação e habitat

características da cambada-de-chaves

Cambada-de-chaves (Tangara brasiliensis) é uma pequena ave da família Fringillidae e do gênero Tangara, que pode ser encontrada na mata atlântica litorânea.

cambada-de-chaves
cambada-de-chaves

Além disso, uma das versões para a origem do nome popular vem do fato de algumas pessoas acharem seu chamado parecido com o bater de chaves.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Características da cambada-de-chaves

características da cambada-de-chaves
características da cambada-de-chaves

A cambada-de-chaves mede cerca de 14 cm de comprimento e pesa cerca de 26 g, ele compartilha muitas características das outras espécies do gênero Tangara.

A plumagem da cabeça é azul com uma mancha preta no dorso, nuca e na região que cobre o bico. O pescoço e a parte superior do peito são azuis com algumas penas pretas.

Os flancos são manchados de azul com pequenas manchas pretas irregulares. Barriga e crissus são brancos.

O manto é preto e as asas são pretas com junção azul. As retrizes são pretas. A íris e o anel periocular são pretos. Pernas e bico com uma bela cor cinza escuro.

Alimentação

A cambada-de-chaves se alimenta principalmente de frutas, complementando sua dieta com insetos.

Reprodução da cambada-de-chaves

reproducao da cambada-de-chaves
reproducao da cambada-de-chaves

A época de reprodução é na primavera-verão, esta ave nidifica em um pequeno molde de xícara aberto encontrado na copa das árvores. Eles são mais comumente vistos em pares durante a época de reprodução.

Habitat

Esta espécie habita a mata atlântica costeira, a cambada-de-chaves apresenta coloração semelhante ao seu congênere amazônico Tangara mexicana (sendo que já foi considerada subespécie desta).

Distribuição geográfica

A cambada-de-chaves pode ser encontrada na mata atlântica litorânea sendo atualmente registrado apenas nos Estados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.