Canário-andino-negro (Rhopospina fruticeti) é uma especie de ave da família dos Thraupidae que pertence ao gênero dos Rhopospina.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É encontrada na Argentina , Bolívia , Chile e Peru . É um vagabundo para as Ilhas Malvinas e para o Brasil . Os seus habitats naturais são matagal árido tropical ou subtropical e matagal subtropical ou tropical de altitude elevada.
Características do canário-andino-negro
O comprimento do canário-andino-negro é de 18 a 18,5 cm e a espécie possui dimorfismo sexual inerente. nos machos, a parte superior do corpo é cinza, salpicada de largas listras pretas, nas asas há duas listras brancas.
A garganta e o peito são pretos, salpicados de listras cinzas. Os lados são cinza, a barriga é esbranquiçada. O bico é opaco, durante a época de reprodução adquire uma cor amarela.
Nas fêmeas, a parte superior do corpo é cinza-acastanhada, salpicada de listras pretas, a cauda superior é cinza, as têmporas são ocre e as asas têm listras brancas. A parte inferior do corpo é esbranquiçada ou acinzentada, com listras escuras nas laterais, o peito é enegrecido.
Habitat do canário-andino-negro
O canário-andino-negro distribui-se ao longo da cordilheira dos Andes e adjacências desde o norte do Peru (Cajamarca), passando pela Bolívia , Chile e Argentina , ao sul até o Estreito de Magalhães e ao leste pela Patagônia Argentina , até a costa atlântica. Registrado como vagabundo nas Ilhas Malvinas , no Uruguai e no sul do Brasil .
Reprodução do canário-andino-negro
A nidificação ocorre entre setembro e fevereiro. O ninho é elaborado, escondido ou semi-exposto em um arbusto, é em forma de taça e utiliza fibras vegetais para sua construção; forrado internamente com lã, às vezes uma pena.
A postura é de dois ovos, ovoides, verde pálido com manchas e manchas castanhas e cinzentas distribuídas por toda a superfície.
Alimentação do canário-andino-negro
O canário-andino-negro alimenta-se principalmente de sementes e brotos.
Canto do canário-andino-negro
A canção, bastante ouvida, é alta e ofegante, introduzida ou terminada com algumas notas gorgolejantes, por vezes dadas durante um voo de exibição, por exemplo ” tryyyyyh tiglgi … tryyyyy tiglgih “. O chamado é um ” rianh ” distinto e nasal.