Canário da terra: origem, características, canto, alimentação, reprodução e criação
Canário da terra (Sicalis flaveola L.) é um pássaro de pequeno porte da família Emberizidae conhecido também como canário da terra verdadeiro.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Além disso, esta espécie de canário possui à coloração amarela de suas penas, é um dos principais símbolos da Seleção Brasileira de Futebol, intitulada “a Seleção Canarinho”.
Origem
O canário da terra é um pássaro originária da América do Sul, sendo encontrado na Peru, Brasil, Argentina, Colômbia, Equador e Venezuela.
No entanto, no Brasil ele pode ser encontrado em todo o Sudeste, Sul e em boa parte do Nordeste.
Características do canário da terra
O canário da terra adulto mede 13,5 cm, é amarelo-oliva com listras enegrecidas no dorso e próximo às pernas.
As asas e a cauda são cinza-oliva, as pernas são rosadas e o bico tem um parte superior cor de chifre e parte inferior amarelada.
A parte superior do corpo é verde-oliva nas fêmeas e nos jovens, com penas acinzentadas.
Por volta dos 4 anos de idade Com 6 meses, os filhotes machos começam a cantar e demoram cerca de 18 meses para adquirir a plumagem amarela característica dos machos adultos.
Coloração adulta, que é predominantemente amarela, principalmente na cabeça com tons avermelhados, enquanto as fêmeas não mudam muito, possuem uma tonalidade amarelada de cinza.
Reprodução do canário da terra
Os canários da terra são pássaros que se reproduzem na primavera-verão, e não são muito hábeis na construção do ninho, contentando-se com ocos de paus, forrando-os com palhas e plumas mal escolhidas.
Ele prefere tomar conta de ninhos abandonados por outras espécies.
Acasalamento
Por volta de 1 ano de idade o canário da terra está pronto para acasalar e a fêmea põe entre 4 e 6 ovos e cada canário fêmea pode chocar 4 vezes por ano e levar até 20 ovos e os filhotes por estação.
Os filhotes dos canários da terra nascem com aproximadamente 13 a 14 dias de incubação.
Os ninhos são cobertos, lembram uma cesta, e podem ser usados para qualquer coisa, desde crânios de boi até bambus perfurados ou ninhos abandonados de outras aves como a ave-da-terra.
Habitat
O canário da terra vive em campos secos, áreas de agricultura, caatinga, bordas de matas, áreas de cerrado, campos naturais, pastagens abandonadas, plantações e jardins gramados.
Quando não estão no período de acasalamento costumam ficar em bandos, podendo chegar até a grupos com dezenas de indivíduos.
Alimentação
Este canário é um pássaros granívora e se alimenta de sementes no chão, insetos
Além disso, o formato do bico é eficiente em esmagar e seccionar as sementes, sendo, portanto, considerada predadora e não dispersora de sementes.
Criação em cativeiro do canário da terra
O canário da terra é bastante procurado pelos criadores de aves em cativeiro devido ao seu canto e também por causa de sua índole agressiva, em rinhas semelhantes às de brigas de galo.
Portanto, por ser uma espécie nativa do Brasil, é necessária uma licença do IBAMA para a criação em cativeiro.
Fotos do canário da terra
Canto do canário da terra
O canto do canário da terra é muito admirado por ser forte e crepitante.
Geralmente o mesmo macho tem três cantos, um durante o dia, um ao amanhecer, que é mais longo e mais áspero, e um terceiro, mais melodioso e baixo, que ele usa durante a época de
Se você está procurando um para venda, não se preocupe, pois existem inúmeros criadores em todo o Brasil.