Canário-do-brejo: características, reprodução, alimentação, canto e hábitat
O canário-do-brejo (Emberizoides ypiranganus) é uma ave que pertence a família Thraupidae, ele se difere do canário-do-campo pela garganta branca, ao invés de parda.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie geralmente é encontrado em áreas alagadas e campos úmidos.
Características do canário-do-brejo
O canário-do-brejo é uma ave que mede 20 centímetros e pesa entre 18,5 e 22 gramas, e possui a cauda relativamente mais curta, estrição do lado superior mais larga e negra, lados da cabeça cinzentos em vez de pardacentos, retrizes centrais mais entalhadas, maxila negra, e as mandíbulas amareladas e apresenta ainda, pernas pardacento claras.
Reprodução do canário-do-brejo
Esta espécie de canário costuma construir seu ninho em touceira de gramíneas, o mesmo possui formato de taça, pois a fêmea geralmente põe em torno de dois ovos e os incuba por cerca de 10 dias.
Além disso, após o nascimento dos filhotes do canário-do-brejo, o macho também se responsabiliza por ajudar na alimentação deles.
Assim este período reprodutivo se inicia no mês de outubro se estendendo até março.
Alimentação
O canário-do-brejo se alimenta de insetos, sementes no chão ou no meio dos talos das gramíneas.
Habitat
Esta espécie habita em pântanos intercalados em regiões campestres, às vezes, em brejos pequenos, quase secos, com moitas de carqueja.
Canto do canário-do-brejo
O Canto do canário-do-brejo é um áspero e emite um som de ch-ch-ch-ch, alto e estridente, este pássaro vive solitário ou em casais, sem associar-se a outras espécies.
Distribuição geográfica
O canário-do-brejo pode ser encontrado na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Goiás.