Canário-do-campo: espécies, características, reprodução, alimentação, habitat, canto e hábitos
O canário-do-campo (Emberizoides herbicola) é uma ave passeriforme da família Thraupidae, conhecido como cabo-mole, joão-mole, tibirro, tibirro-do-campo, canário-do-brejo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o canário-do-campo é um pássaro de pequeno porte, com cerca de 20 cm de comprimento.
Ele possui longa cauda graduada que equivale a mais da metade do seu corpo, cabeça, dorso e asas listrados de preto, face acinzentada, bico forte e um pouco curvo, sendo a parte superior preta e a mandíbula amarela e ventre pardo-esbranquiçado.
Subespécies
O canário-do-campo possui seis subespécies:
– Emberizoides herbicola herbicola: ocorre no sudeste do Peru, Bolívia, Paraguai, nordeste da Argentina e sudeste do Brasil.
– Emberizoides herbicola sphenurus: ocorre no norte da Colômbia, Venezuela, Guianas e norte do Brasil.
– Emberizoides herbicola lucaris: ocorre na Costa Rica.
– Emberizoides herbicola hypochondriacus: ocorre nos sopés do vulcão Chiquiri no oeste do Panamá até a região da cidade do Panamá.
– Emberizoides herbicola floresae: ocorre nas montanhas do oeste do Panamá (monte Flores e vulcão Chiquiri).
– Emberizoides herbicola apurensis: ocorre na porção a leste dos Andes na Colômbia e no oeste da Venezuela.
Características do canário-do-campo
O canário-do-campo é um pássaro que tem 20 centímetros e pesa 30 gramas, tem uma longa cauda graduada, que equivale a mais da metade do seu corpo.
Além disso, a cabeça, dorso e asas são listrados de preto e a face próximo aos olhos é acinzentada.
Contudo, para cantar, o macho pousa em locais expostos, onde o forte riscado negro das costas destaca-se, bem como o bico, pontudo e amarelado com o bordo superior negro.
À frente do olho do canário-do-campo, um pequeno semicírculo claro pode auxiliar na identificação, dependendo da luz.
Partes inferiores cinza claro (amareladas no juvenil, em cujo bico falta o tom amarelo dos adultos) e as pernas são amarelas ou rosadas e o ventre é pardo-esbranquiçado.
Reprodução do canário-do-campo
No período de reprodução o canário-do-campo vive estritamente aos casais, sendo extremamente fiéis a um território, que o macho defende energicamente contra a aproximação de outros machos da espécie.
Além disso, o macho da espécie costuma vibrar as asas e move a longa cauda para cima e para os lados, e tem em média 2 ninhadas por estação, com 3 ovos cada uma.
Alimentação
O canário-do-campo se alimenta de insetos e, provavelmente, sementes no chão ou no meio dos talos das gramíneas, ficando invisível, apesar do tamanho relativamente grande.
Habitat
O canário-do-campo habita no cerrado ou a savana seca tropical o subtropical das terras baixas, com pastagens sazonalmente húmidos, com gramíneas, árvores esparsas e arbustos, principalmente onde a grama é alta e não está desgastada ou queimada, e também as florestas muito antigas degradadas.
Hábitos
O canário-do-campo é um pássaro diurna, no período reprodutivo vive estritamente aos casais, sendo extremamente fiéis a um território, que o macho defende energicamente contra a aproximação de outros machos da espécie.
Ele anda e corre no chão, empoleirando-se para cantar e observar os arredores.
Fotos do canário-do-campo
Canto do canário-do-campo
O canário-do-campo pode cantar por vários minutos a fio, enchendo o campo com sua melodia tristonha, este pássaro vive solitário ou em casais, sem associar-se a outras espécies.
Distribuição geográfica
O canário-do-campo é encontrado no Brasil, Nordeste até o Mato Grosso e Rio Grande do Sul e no exterior ocorre na Bolívia, Argentina e Paraguai.