O canário-do-reino (Serinus canaria) é uma ave que pertence a a família Fringilidae. popularmente conhecido como canário ou canarinho é um pequeno pássaro canoro.
Este pequeno pássaro é originário dos Açores, das ilhas Canárias e da ilha da Madeira.
Além disso, o nome do pássaro vem das ilhas canárias, sendo que o nome das ilhas vem da palavra latim canaria que significa “dos cães”, já que os antigos achavam ali muitos cães bravos.
O popular canário-do-reino foi dado em objeção ao canário-da-terra, pois os canárinhos eram levados por piratas e navegante como presentes aos reis europeus.
Origem do canário-do-reino
Os canários-do-reino são da mesma espécie do belga, porém ganharam essa denominação por que as aves costumavam chegar ao Brasil vindas do ‘reino’ de Portugal
Além disso, já o canário-da-terra, faz parte de uma outra espécie, nativa do Brasil.
Espécies de canário
– Canário-rasteiro;
– Canário-do-amazonas;
– Tipio;
– canários-do-reino;
– Canário-da-terra;
– canário belga;
Características do canário-do-reino
O pássaro canário-do-reino possui um comprimento de cerca de doze e meio centímetros e com um comprimento de asas de setenta e um milímetros.
O Canário-do-Reino é um dos pássaros mais populares entre todas as espécies do gênero Serinus.
Alguns pássaros são totalmente amarelos, mas também podem acontecer variações na sua coloração, como: sua cor amarela pode ter uma variação entre o laranja ou o branco.
Alimentação do canário-do-reino
O alpiste é um dos alimentos que pode ser oferecidos aos canários sem nenhuma restrição; porém outros alimentos devem ser fornecidos de forma dosada para não por a saúde do pássaro em risco.
A semente que possui extrato etéreo é especialmente útil na muda, mas é necessário saber dosá-la.
A perilla e do fónio, possuem propriedades comprovadas a nível de promoção da saúde da ave, na prevenção e resolução de problema digestivo, entre outros.
Reprodução do canário-do-reino
A reprodução do canário-do-reino ocorre entre agosto a dezembro, ele geralmente se faz a copulação na segunda quinzena de Julho para que, no começo de agosto, já possa ser observada a primeira postura.
No entanto, o ninho mais coerente é aquele com base de taça, com flanela ou forro de espuma.
Portanto, na hora de escolher os cônjuges, é bom certificar que o macho esteja cantando vigorosamente e de que a fêmea esteja pronta, assim evitará a postura de ovo não fertilizado.
Além disso, para a fêmea confeccionar seu ninho é recomendado um “saco de Batata” adquirido em Mercados, Sacolão etc.
Depois de bem lavados e cortados em tiras ( pedaços ) com aproximadamente 5cm x 5cm colocar umas 4 tiras pendurados dentro da gaiola, com esse material ela confeccionará o ninho.
No entanto, geralmente uma fêmea coloca de três a quatro ovos em dias seguidos, as vezes pode acontecer intervalo de um dia entre um ovo e outro.
Além disso, entre seis e sete horas da manhã a fêmea faz a postura, não é conveniente entrar no criadouro cedo demais.
A medida em que os ovos são colocados, deve-se retirar e substituir por ovos plásticos e colocados em um pequena bacia plástica, contendo mistura de sementes, ou algodão, servirá para acondicionar os ovos recolhidos e que devem ser virados todos os dias devendo ser recolocados ao final da postura.
Entretanto, a finalidade de tal procedimento é simplesmente permitir que a eclosão aconteça juntamente, evitando discrepância de desenvolvimento entre os filhotes.
Normalmente, os filhotes nascidos por último morrem, quando não se usa tal conduta.
Canto do canário-do-reino
Caso você queira ouvir o canto do pássaro basta clicar no botão “play” logo abaixo.
Se pretende ler mais artigos parecido com esse, recomendamos que veja: Gavião de Penacho.
Fotos do canário-do-reino
Curiosidades sobre o pássaro canário-do-reino
O canário-do-reino é um pequeno passarinho que também recebe outros nomes, como Canário-da-Terra-Verdadeiro, Canário-da-Horta e Canário-do-Campo.
Outro tipo muito conhecido é o canário belga, ele também pertence à família dos Fringillidae e possui outros apelidos, como Canário do Império, Canário do Reino ou ainda Canário Doméstico.