Canário fife fancy: origem, características, canto, acasalamento e cores
O canário fife fancy é uma espécie de canário que criado foi Escócia por volta de 1951, ele veio do cruzamento do canário border.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, normalmente as raças de canários são criadas cruzando-se duas ou mais raças para depois, por seleção, se atingir a um padrão desejado e o canário fife fancy é uma exceção.
Origem
O canário fife fancy possui a origem na Escócia por volta de 1951, através da seleção do canário border.
Características do canário fife fancy
O canário fife fancy é um pássaro bem pequeno, ele é uma miniatura do canário border e o seu tamanho deve ser em torno dos 11,5 cm.
Com relação a cabeça deve ser esférica, pequena, os olhos bem centrados e o bico perfeito e proporcional.
Além disso, a cabeça deste canário liga-se ao corpo por curvas reversas que a destacam perfeitamente do corpo.
E assim como o canário border, ele tem a forma de um ovo com a ponta voltada para a cauda.
Por outro lado as costas é curva onde a maior elevação corresponde aos encontros, que também são proporcionalmente largos e arredondados.
Já o peito, também com uma curva acentuada, mais ampla que a do dorso, completa a forma do corpo.
Além disso, a plumagem do canário fife fancy é cerrada, bastante compacta para permitir que o contorno do conjunto não se altere, principalmente na parte inferior do pescoço e no ventre até o início da cauda.
Acasalamento
O acasalamento do canário fife fancy permite ganhar arredondamento e volume tanto em níveis de corpo quanto de cabeça, infelizmente, e pode acontecer de surgirem filhotes com uma forma alongada.
Caso o acasalamento aconteça entre os intensos x intensos resulta no nascimento de canários mais curtos e com cores mais vivas.
No entanto, a desvantagem deste tipo de acasalamento é uma perda de volume e redondeza no corpo e na cabeça, gerando as vezes filhotes com cabeça e ombros estreitos.
Aconselhamos a fazer os seguintes cruzamentos:
– Intenso (penas curtas) X Nevado (penas longas)
– Intenso (penas de média) X Nevado (penas curtas)
– Intense (penas de média) X Nevado (penas médias)
– Intenso (penas longas) X Nevado (penas curtas)
Condições gerais do canário fife fancy
A saúde do canário fife fancy é perfeita e uma limpeza da plumagem e das partes córneas completam o conjunto.
Além disso, são admitidas todas as cores naturais, sendo vedado o uso de colorantes artificiais e o lipocromo vermelho.
Os canários após o primeiro ano de vida normalmente ultrapassam o tamanho ideal.
Doenças
O canário fife fancy é um canário robusto e fértil pode fazer tranquilamente três a quatro posturas por temporada, porém é desejável fazer no máximo três por temporada para evitar o esgotamento dos reprodutores.
Além disso, a partir da terceira postura você pode perceber que as fêmeas dão menos comida para os filhotes e estes podem ficar mais fracos e mais propensos a adoecer.
Percebemos também que os filhotes da terceira postura geralmente não são bons competidores, eles têm falta de força e resistência para suportar os estresses gerados nos concursos.
Contudo, o Fife é um canário precoce, com a idade de 7 ou 8 semanas você já pode começar a treina-lo nas gaiolas de concurso.
Cores de canário fife fancy
Canto do canário fife fancy
Diferença entre o canário fife fancy e o canário border
O canário fife fancy vem do cruzamento do canário border e se compararmos o fife com Border, podemos ver que nos Fifes a importância das curvas é ainda mais essencial.
Além disso, a forma do corpo está mais para uma esfera de que para uma pera, a cabeça tem o formato de uma cereja bem redonda apoiada no pescoço, mas separada do corpo, seu tamanho não exceder os 11,5 cm.