Canário-rasteiro: subespécies, características, reprodução, alimentação e canto
Canário-rasteiro é um pássaro da família Thraupidae, conhecido também como canário-pardo-amarelo-claro.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie é encontrado no cerrados, campos e em outros habitats abertos.
Subespécies
O canário-rasteiro possui 3 subespécies reconhecidas que são:
– Sicalis citrina citrina: pode ser encontrado no leste do Brasil (Pará, Goiás, Piauí, Mato Grosso, Paraná e Minas Gerais).
– Sicalis citrina browni: ele é encontrado no oeste e norte da Colômbia (Santa Marta, Antioquia, Cauca, Santander, norte de Santander e Cundinamarca), Venezuela (Sierra de Perijá, litoral montanhas, Trujillo, Monte Duida e tepuis de Bolívar e Amazonas) e região adjacente tepui da Guiana, Suriname e no norte do Brasil (localmente no leste do estado do Amapá).
– Sicalis citrina occidentalis: pode ser encontrado no sudeste do Peru (Puno), noroeste da Argentina (Salta, Tucumán e La Rioja). Também ocorre em grande parte da Bolívia, nos departamentos de La Paz, Cochabamba, Santa Cruz, Chuquisaca e Tarija.
Características do canário-rasteiro
O canário-rasteiro é um pássaro que mede entre 11 e 12 centímetros de comprimento e pesa entre 10,7 e 12,9 gramas.
Além disso, os machos apresentam o alto da cabeça amarelo-limão, dorso oliva com estrias; o peito é amarelado, porém de coloração mais escura que a do ventre, que é amarelo-brilhante.
Por outro lado, a cauda marrom-escuro, com a borda externa das penas amarela.
Entretanto, esses dois terços finais das penas laterais da cauda são brancos. As asas são marrom-escuro, com a borda das penas amarela.
Já a fêmea similar ao macho, porém mais escura e estriada tanto no dorso quanto no peito, o ventre é amarelado e as barras na cauda são menores que nos machos.
Reprodução do canário-rasteiro
Os ninhos dos canários-rasteiros são em forma de cesto aberto, confeccionados com folhas de gramíneas largas nas laterais e base e gramíneas finas na parte interna, a altura do ninho pode variar de 9 a 62 cm do solo.
Além disso, a postura é de 2 a 3 ovos de cor de fundo azul-turquesa e manchas marrons concentradas na porção subterminal do polo rombo.
Os ovos são incubados em média por 12 dias e os filhotes permanecem no ninho por mais 13 dias.
Alimentação
É uma espécie de pássaro granívora, que se alimenta de ementes de plantas ou grãos.
Canto do canário-rasteiro
Fotos do canário-rasteiro
Distribuição geográfica
O canário-rasteiro pode ser encontrado nos Andes da Argentina e Colômbia, montanhas da Venezuela e Colômbia e Brasil (Mato Grosso, sul do Pará, Goiás, Piauí, Minas Gerais, São Paulo e Paraná).