Caneleirinho-de-chapéu-preto: características, reprodução, habitat, alimentação e canto
Caneleirinho-de-chapéu-preto ( Piprites pileata ) é uma espécie de passeriforme da família Tyrannidae, pertencentes ao gênero Piprites.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Anteriormente, estava incluído na família Piprididae , mas atualmente, com base em estudos genéticos , foi demonstrado que está incluído na família Tyrannidae. É nativa do centro-leste da América do Sul .
Características do caneleirinho-de-chapéu-preto
O caneleirinho-de-chapéu-preto ede aproximadamente 12 cm de comprimento. Tem uma coroa preta. O macho tem uma castanha enferrujada brilhante no dorso, na garupa e nas coberturas das asas; bochechas laranja.
Sobrancelha, pescoço e peito amarelo canela e ventre creme a esbranquiçado, as asas são escuras. A cauda tem penas centrais pretas e penas laterais castanhas ruivas.
Além disso o bico é amarelo e as patas também são amarelas ou alaranjadas, a fêmea distingue-se por ter o dorso verde azeitona e linhas brancas nas asas.
Habitat do caneleirinho-de-chapéu-preto
Distribui-se disjuntamente no sudeste do Brasil (sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro ao norte do Rio Grande do Sul ) e no extremo nordeste da Argentina ( Misiones ).
Esta espécie é considerada rara em seu habitat natural : o subdossel e as bordas da Mata Atlântica , especialmente onde abundam as araucárias ( Araucaria angustifolia ). Em altitudes entre 500 e 2000 m
Reprodução do caneleirinho-de-chapéu-preto
Ele realiza um ritual de exibição que realiza repetidamente para as fêmeas próximas durante a época de reprodução.
O ritual foi observado entre os meses de setembro a novembro e o ninho estava em construção em outubro.
Alimentação do caneleirinho-de-chapéu-preto
O caneleirinho-de-chapéu-preto Alimenta-se principalmente de de frutas e insetos
Canto do caneleirinho-de-chapéu-preto
As chamadas incluem um ” huííu “, às vezes seguido por uma série de notas curtas e menos altas; O canto é uma sequência rápida e feliz, por ex. por exemplo « chik, chik, chiút, chi-unh », variável mas sempre com uma qualidade alegre.