Caneleiro-preto (Pachyramphus polychopterus) é uma ave passeriforme da família Tityridae, conhecido como araponguinha, bico-grosso-de-asas-brancas, caneleirinho e caneleirinho-preto.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Caneleiras são uma reminiscência de papa-moscas, eles são de tamanho médio com uma cabeça chata.
Os machos do norte e do oeste são cinzas com um chapéu preto e costas, na Amazônia são pretas e ambas as formas têm manchas pretas e brancas nas asas.
As fêmeas são pouco descritivas, com rosto homogêneo e ventre amarelo claro com listras marrons nas asas e pontas da cauda.
São vistos sozinhos ou aos pares em áreas arborizadas, mas nem sempre dentro de florestas, preferindo bordas e matas secundárias. Geralmente visto na camada intermediária da árvore.
Subespécies
O caneleiro-preto possui oito subespécies reconhecidas:
– Pachyramphus polychopterus polychopterus: ocorre no nordeste do Brasil, dos estados do Piauí e Ceará até os estados de Alagoas e Bahia.
– Pachyramphus polychopterus similis: ocorre na costa caribenha da Guatemala até o extremo norte da Colômbia, na região de Chocó.
– Pachyramphus polychopterus cinereiventris: ocorre no norte da Colômbia.
– Pachyramphus polychopterus dorsalis: ocorre na região tropical e subtropical do sudoeste da Colômbia e noroeste do Equador.
– Pachyramphus polychopterus spixii: ocorre do sudeste e sul do Brasil até o Paraguai, Uruguai, leste da Bolívia e norte da Argentina.
– Pachyramphus polychopterus nigriventris: ocorre na região tropical do sudeste da Colômbia, da região de Meta até o sul da Venezuela, norte da Bolívia e no oeste do Brasil, em ambas as margens do Rio Amazonas.
– Pachyramphus polychopterus tenebrosus: ocorre na região tropical do sudeste da Colômbia, da região de Caquetá até o leste do Equador e nordeste do Peru.
– Pachyramphus polychopterus tristis: ocorre do nordeste da Colômbia até as Guianas e no nordeste da Amazônia brasileira, do estado de Roraima até o estado do Maranhão e sudeste do estado do Pará; também ocorre nas Ilhas de Trinidad e Tobago, no Caribe.
Características do caneleiro-preto
O caneleiro-preto é uma ave que mede entre 14 e 15,5 centímetros de comprimento e pesa entre 19,5 e 21 gramas.
Com relação ao macho é delgado e de bico largo, de coroa, asas e cauda negras e as asas possuem linhas brancas bem visíveis.
Já a cauda possui grandes pintas brancas na parte inferior das penas, a coloração geral é cinza, variando até o cinza escuro conforme a ssp. As ssp amazônicas são as mais escuras.
Por outro lado a fêmea é verde-olivácea, com bordas na asa e na cauda, de cor ferrugínea e partes inferiores amareladas.
Reprodução do caneleiro-preto
O caneleiro-preto é uma ave que constrói ninhos no alto de árvores isoladas, na forma de uma grande bola de musgo e outros materiais macios, com entrada lateral protegida e câmara incubatória pequena na parte superior.
Alimentação
O caneleiro-preto se alimenta de imagos e larvas de insetos complementando a alimentação vegetal, sobretudo quando esta escasseia, por exemplo, durante as chuvas.
Habitat
Esta ave habita na orla da mata e regularmente segue bandos mistos de pássaros, ele pousa geralmente ereto.
Canto do caneleiro-preto
O canto do caneleiro-preto é forte e sonoro djöit djöt-djöt-djöt… e a sua voz desperta muita atenção, já a fêmea tem um canto semelhante ao do macho, porém com volume mais baixo.
Fotos do caneleiro-preto
Distribuição geográfica
O caneleiro-preto pode ser encontrado na América Central e das Guianas à Bolívia, Argentina e Uruguai, e em todo o Brasil.