O canto da abetarda-de-barriga-branca é selvagem, ousado e vibrante que se ouve mesmo à distância. Quando em grupo os outros membros se juntam ao coro.
Em vôo, faz uma chamada trissilábica que pode ser transcrita da seguinte forma: Kuk-pa-uau. Um chamado wakka waak rouco semelhante ao de um sapo também pode ser ouvido .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores o canto da abetarda-de-barriga-branca
As Abetardas-de-barriga-branca têm a parte superior bege – amarronzada com minúsculas vermiculações castanhas. A cauda parece mais cinza, com finas barras escuras.
A tampa é preta com um centro cinza. A cor branca da face contrasta fortemente com a evidente mancha preta que cobre a garganta.
A frente do pescoço é cinza-azulada, o peito é bege -fulvo e o ventre é uniformemente branco. As pernas são amarelas claras. O bico é de cor rosada, com cúlmen escuro .
A fêmea é bastante semelhante ao macho, mas é ligeiramente menor. O preto do capuz e da garganta está ausente. O pescoço é begee não cinza.
Os juvenis se assemelham às fêmeas e, como estas, apresentam menos manchas na cabeça e no pescoço.
As outras subespécies diferem da raça nominal em tamanho, padrões no corpo e quantidade diferente de preto na cabeça e cinza no pescoço.
A abetarda-de-barriga-branca é por vezes confundida com a Abetarda-núbia , apesar de ter a face mais branca e menos preto no queixo.
Classificação cientifica do abetarda-de-barriga-branca
Abetarda-de-barriga-branca ( Eupodotis senegalensis) uma espécie de grande ave da família da Otididae, que vive na África subsaariana.
-Reino: Animalia,
-Filo: Chordata,
-Classe: Aves,
-Ordem: Otidiformes,
-Família: Otididae,
-Género: Eupodotis,
-Espécie: E. senegalensis,