O canto da caturrita emite uma uma voz áspera e estridente, este pequeno periquito frequenta diversos habitats abertos, particularmente terrenos agrícolas e cidades.
Portanto o seu canto é bastante ouvido por muitos, a caturrita é uma ave nativa das regiões subtropical e temperada da América do Sul.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto da caturrita.
Além disso, as colônias introduzidas podem ser encontradas nas grandes cidades, ele é encontrada no pantanal (população bastante numerosa), nos pampas a leste dos Andes na Bolívia, Paraguai, Uruguai e sul do Brasil até a região da Patagônia na Argentina.
A caturrita é um periquito que não é considerada ameaçada, embora o comércio local e internacional afete suas populações naturais.
Já as características físicas da caturrita tem penas verdes no dorso, que contrastam com a barriga, peito, garganta e testa acinzentados.
Além disso, o bico é pequeno e alaranjado no peito, a plumagem é escamada e as asas e cauda possuem penas longas azuladas.
A caturrita adulta tem 28 a 33 cm de comprimento total e costuma atingir de 28 a 30cm de comprimento, e uma envergadura que chega a atingir 53 cm.
Vale lembrar que essa espécie de ave não possui dimorfismo sexual, ou seja, tanto macho quanto fêmea compartilham das mesmas características físicas.
Classificação científica da caturrita
A caturrita (Myiopsitta monachus) é uma espécie de papagaio que pertence a família da Psittacidae conhecido como periquito-monge, periquito torrenho, catorra, miranha ou cocota.
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Psittaciformes;
– Família: Psittacidae;
– Subfamília: Arinae;
– Espécie: M. monachus;
– Nome científico: Myiopsitta monachus;
Canto da caturrita