Canto da mariquita
O canto da mariquita é uma sequência rápida de notas agudas aceleradas no meio e reunidas para terminar em notas mais espaçadas, e serve como contato para os membros do casal.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto da mariquita.
Além disso, a mariquita presenta um comprimento de 10 centímetros e um peso de 7,5 gramas, o colorido é espetacular, pelo contraste entre o amarelo vivo da região ventral com o alaranjado no peito e o cinza-azulado das costas.
A área ao redor dos olhos é preta e visível, assim como as duas faixas brancas nas asas e a branca nas penas externas da cauda.
A mariquita também tem um crisso branco e uma mandíbula inferior de cor clara, no meio do dorso apresenta uma área triangular esverdeada, visível com excelente iluminação e quando a ave apresenta este local nas suas cambalhotas em busca de alimento.
Esta é uma espécie de ave pequena e de cauda curta, possui cores brilhantes e bem marcado.
A mariquita tem o dorso cinza-azulado com uma mancha verde nas costas, duas barras brancas nas asas, e com a garganta e pescoço amarelos.
Com relação aos machos possuem a face mais escura com o peito amarelo-laranja mais forte do que as fêmeas.
E o bico é pontiagudo com maxila preta e mandíbula amarela, a mariquita ocorre nas copas de florestas, especialmente com muitas epífitas.
Classificação cientifica da mariquita
A mariquita (Setophaga pitiayumi) é uma ave passeriforme da família Parulidae conhecida também como figuinha-baiana, vira-folhas, sebinho e mariquita -do-sul.
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Passeriformes;
– Subordem: Passeri;
– Parvordem: Passerida;
– Família: Parulidae;
– Nome científico: Setophaga pitiayumi;
Canto da mariquita