O canto da marreca-caneleira é um curto assobio com notas ascendentes e descendentes. Os machos soam mais agudos e as fêmeas são mais nasais e estridentes.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto deste maravilhoso pássaro.
A marreca-caneleira tem 45–53 cm de comprimento; o macho pesa 748–1.050 g e a fêmea é marginalmente mais leve, com 712–1.000 g. A envergadura varia de 85 a 93 cm.
É um pato de pernas longas, principalmente em diferentes tons de marrom; cabeça, pescoço e peito são particularmente ricos em amarelo-claro ( fulvos ) com dorso mais escuro.
O manto é um tom mais escuro de marrom com penas com pontas amareladas, as penas de vôo e a cauda são marrom-escuras, e uma faixa marrom-escura a preta passa pelo centro da coroa, descendo pela nuca até a base do o manto.
Tem listras esbranquiçadas nos flancos, um longo bico cinza e pernas cinzas. Em voo, as asas são marrons na parte superior e pretas na inferior, sem manchas brancas, e um crescente branco na garupa contrasta com a cauda preta.
Todas as plumagens são bastante semelhantes, mas a fêmea é ligeiramente menor e com plumagem mais opaca do que o macho.
O juvenil tem partes inferiores mais claras e geralmente parece mais opaco, especialmente nos flancos.
Há uma muda completa das asas após o acasalamento, e as aves então procuram a cobertura de vegetação densa de pântano enquanto não voam. As penas do corpo podem sofrer muda ao longo do ano; cada pena é substituída apenas uma vez por ano.
Classificação cientifica da marreca-caneleira
Marreca-caneleira (Dendrocygna bicolor) é uma ave da família dos anatídeos que pertence ao gênero dos Dendrocygna também conhecido como xenxém .
Reino: Animalia,
Filo: Chordata,
Classe: Aves,
Ordem: Anseriformes,
Família: Anatidae,
Género: Dendrocygna,
Espécie: D. bicolor,