Canto da pomba-trocal é caracterizado por uma série de notas graves e suaves. O seu canto começa com uma nota longa e grave, seguido por notas curtas e ascendentes.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto da pomba-trocal.
A pomba-trocal é uma ave que mede cerca de 30 cm de comprimento, o macho possui as penas do pescoço de coloração metálica, dando-lhe uma aparência escamosa e a fêmea apresenta o pescoço marginado de preto, com pouco reflexo metálico.
Na sua reprodução esta espécie de pomba constrói um ninho fraco de gravetos, em formato de plataforma, variando de 1 a 18 m de altura, ele põe 1 ovo branco.
A pomba-trocal assim como as demais espécies de pombos, ele alimenta-se de frutos e sementes.
Comum na copa de florestas densas, matagais altos, matas de galeria e campos com árvores esparsas.
Costuma viver sozinho ou aos pares na copa das árvores, pousando principalmente nos galhos mais expostos.
A pomba-trocal pode ser encontrada em regiões quentes de quase todo o País, com exceção de uma extensa área do Nordeste e do Sul do Brasil, no México à Argentina.
Além disso, ela também já foi relativamente comum no Estado de São Paulo mas hoje se restringe praticamente ao Parque Estadual do Morro do Diabo no Município de Teodoro Sampaio.
Classificação científica da pomba-trocal
A pomba-trocal (Patagioenas speciosa) é uma ave que pertence a família Columbidae, conhecida também como pomba-carijó, pomba-divina e pomba-pedrês.
– Filo: Chordata;
– Reino: Animalia;
– Género: Patagioenas;
– Classe: Aves;
– Ordem: Columbiformes;
– Família: Columbidae;