O canto da rola-turca emite um som de tu-tuuu-tu repetido, o seu canto trissilábico é hoje uma presença constante em muitas vilas e aldeias portuguesas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto da rola-turca.
A rola-turca possui um comprimento compreendido entre 29-33 cm e uma envergadura na ordem dos 48-53 cm, sendo considerada uma ave esguia e elegante e possuindo uma cauda longa e penas claras.
Além disso, as asas são num tom mais escuro e seus pés são vermelhos, e o seu bico é preto e a borda das suas asas contém alguns detalhes brancos.
Atualmente, a rola-turca é uma espécie amplamente distribuída em Portugal continental, podendo ser encontrada em quase todas as zonas densamente povoadas de norte a sul do país, pelo que é relativamente fácil de encontrar exceto nas zonas montanhosas onde não habita.
A rola-turca se alimenta de insetos, sementes, grãos, bagas e também pode comer alguns caracóis, a espécie habita em cidades, jardins, campo e florestas.
Classificação científica da rola-turca
A rola-turca (Streptopelia decaocto) é uma ave que pertence a família Columbidae, conhecido também como rola-da-índia e rola-de-colar-euroasiática ou apenas rola-de-colar.
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Columbiformes;
– Família: Columbidae;
– Género: Streptopelia;
– Espécie: S. decaocto;
Canto da rola-turca