O canto da rolinha-roxa é monótono com dois chamados rápidos e graves, que a ave repete durante algum tempo.
Além disso, a rolinha-roxa é um dos primeiros pássaros a se adaptarem a vida urbana, além de ser a espécie nativa mais comumente encontrada em nosso país, sendo encontrada em diversas cidades brasileiras.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto da rolinha-roxa.
A rolinha-roxa pode chegar a medir de 12 a 17 centímetros, pesando cerca de 56 gramas.
O macho tem penas marrom avermelhadas, que é dominante no corpo do adulto, fazendo contraste com a cabeça cinza azulada. A fêmea é toda parda. Além disso, em ambos os sexos possui sobre a asa uma série de pontos negros nas penas.
A rolinha-roxa tem o ano inteiro como como época de reprodução, podendo chegar a por até dois ovos por ninhada. O tempo de incubação dos ovos dura cerca de 12 dias, e pode ser feito tanto pelo macho quanto pela fêmea.
Além disso, os ninhos são feito com gravetos, ramos, entre outros. No período para chocar os ninhos o casal defende o território, além disso, os filhotes começam a sair a partir de 14 dias de vida e com cerca de 40 dias começam a viver sozinhos.
A rolinha-roxa é uma das aves mais comumente vistas no Brasil, ela pode ser encontra nos espaços abertos de florestas e em cidades, o desmatamento facilitou a expansão da espécie, principalmente em áreas formadas para pasto ou agricultura de grãos.
Classificação científica da rolinha-roxa
A rolinha-roxa (columbina talpacoti) é uma ave columbiforme da família columbidae, conhecida também como rolinha-caldo-de-feijão, rolinha-barreirinha, sangue-de-boi, rolinha-vermelhe entre muitos outros.
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Columbiformes,
– Família: Columbidae,
– Subfamília: Claravinae;
– Espécie: C. talpacoti;
– Nome Científico: Columbina talpacoti;