O canto da tijerila é uma série assobios incomuns tremidos e altos, o mancho é semelhante ao caneleiro-cinzento, mas com o formato mais delgado, bico mais fino e nuca branca (e não cinza), e as fêmeas das duas espécies são diferentes.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores o canto da tijerila.
A tijerila mede entre 12,5 e 13 centímetros de comprimento e pesa cerca de 10,2 gramas, ele apresenta o dorso de coloração cinza, asas e cauda de coloração escura, sendo que as coberteiras e rêmiges apresentam fina borda branca.
Além disso, a coroa é preta e apresenta uma leve crista, a nuca é clara e os lores e a parte frontal da testa são brancos, a garganta, peito, ventre e crisso são brancos.
Com relação as fêmeas apresentam plumagem semelhante a plumagem dos machos da espécie, entretanto apresentam coloração ligeiramente pardacentas para a porção inferior e cinza-pardacentas para a porção superior.
Por outro lado, os jovens da tijerila apresentam a coroa manchada de castanho e coberteiras e rêmiges escuras com as bordas castanhas.
Classificação cientifica da tijerila
A tijerila ( Xenopsaris albinucha) é uma espécie de ave pertencente á família Tityridae, é uma ave pequena cinza e branca com contrastante chapéu preto.
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Passeriformes;
– Subordem: Tyranni;
– Infraordem: Tyrannides;
– Parvordem: Tyrannida;
– Família: Tityridae;
– Subfamília: Tityrinae;
– Espécie: X. albinucha;