O canto do andarilho do campo é um “tlitlitlip!” simples e repetido, dado durante o voo de exibição cujo timbre faz lembrar o hornero comum
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto deste maravilhoso pássaro.
O andarilho do campo mede entre 11 e 12 cm de comprimento e pesa entre 17 e 19 g . É marrom na parte superior com uma fina faixa branca na testa .
Asas escuras, ruivas nas penas de voo (visíveis em voo); a cauda curta é ruiva com uma larga faixa subterminal preta. Garganta branca, marrom abaixo com peito manchado.
Distribui-se nos estados do centro-sul do Brasil , desde o centro de Mato Grosso , Goiás , até o centro de Minas Gerais.
Em São Paulo é considerada extinta. Também mantém populações localizadas no extremo leste da Bolívia (nordeste de Santa Cruz na Serranía de Huanchaca), e um espécime foi coletado no extremo norte do Paraguai em 1938.
É uma espécie característica do ecossistema do cerrado . Seus habitats naturais são savanas planas, com gramíneas esparsas, abertas ou pontilhadas de poucas árvores e arbustos, principalmente entre 500 e 1.200 m de altitude .
É mais numeroso em áreas de queimadas recentes, mesmo quando o solo ainda está fumegando, e já desapareceu de algumas áreas (São Paulo, por exemplo) do cerrado por falta de queimadas.
Classificação cientifica do andarilho do campo
O pássaro andarilho do campo (Geositta poeciloptera) é uma espécie de ave passeriforme pertencente ao gênero Geositta da família Furnariidae .
-Reino: Animalia,
-Filo: Chordata,
-Classe: Aves,
-Ordem: Passeriformes,
-Família: Furnariidae,
-Subfamília: Sclerurinae,
-Género: Geositta,
-Espécie: G. poeciloptera,