O canto do arapaçu-barrado é uma série rápida de notas assobiadas e repicadas, diminuindo de tom no final, por exemplo, ” tiutiutiutiutiu-tutu-tu-tu “. Ele também emite várias conversas e gemidos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o anto do arapaçu-barrado.
O arapaçu-barrado mede entre 26 e 28 cm de comprimento e pesa entre 62,5 e 73,5 g (o macho) e entre 60 e 79 g (a fêmea), subespécie certhia ; e entre 50 e 66 g (o macho) e entre 52 e 71 g (a fêmea) a subespécie concolor .
O bico é marrom avermelhado a avermelhado, mais avermelhado no nordeste do continente. Ao longo da maior parte de seu alcance, é barrado de forma proeminente.
A barra é marrom ou mesmo preta na cabeça, dorso e ventre; asas e cauda castanho-avermelhadas. No nordeste do continente, as aves apresentam menos barramento.
Entre os rios Madeira e Tocantins , as aves perdem quase totalmente o barramento (subespécie concolor) e a leste do Tocantins também apresentam poucas barragens.
Esta espécie é considerada incomum a localmente bastante comum em seu habitat natural , o sub-bosque de florestas tropicais e subtropicais em regiões baixas, principalmente terra firme , abaixo de 900 metros de altitude .
Classificação cientifica do arapaçu-barrado
Arapaçu-barrado ( Dendrocolaptes certhia ) é uma espécie de ave passeriforme da família Furnariidae , dentro da subfamília Dendrocolaptinae .
-Reino: Animalia,
-Filo: Chordata,
-Classe: Aves,
-Ordem: Passeriformes,
-Família: Furnariidae,
-Subfamília: Dendrocolaptinae,
-Género: Dendrocolaptes,
-Espécie: D. certhia,
Canto do arapaçu-barrado