Canto do arapaçu-escamoso é uma série de notas pi..pi..pi agudas e conectadas, ligeiramente subindo e diminuindo e caindo acentuadamente no final, a vocalização chamada é “péeir”.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do arapaçu-escamoso
O arapaçu-escamoso é uma ave que mede 19 cm de comprimento, e é semelhante ao arapacu-escamoso-do-sul mas apresenta cabeça mais clara e menos rajada.
Além disso, esta ave tem a coroa é marrom escura levemente manchada de amarelo, e as suas costas são marrom-avermelhadas brilhantes e sua garupa, asas e cauda ruivas, a sua garganta é esbranquiçada.
Em relação ao peito e a barriga são castanho-escuros com listras esbranquiçadas ousadas, com bordas pretas, e sua íris é marrom avermelhada a marrom e suas pernas e pés cinza-oliva a pretos, e seu bico é cor de chifre a rosado com uma maxila mais escura.
O arapaçu-escamoso se alimenta de insetos, larvas e besouros, caçados escalando arvores procurando embaixo da casca e em fissuras.
Classificação científica do arapaçu-escamoso
O arapaçu-escamoso (Lepidocolaptes squamatus) é uma espécie de ave endêmica do Brasil que pertence a família Dendrocolaptidae, ela é encontrada em uma variedade de habitats incluindo florestas úmidas, secas e áreas semi-desertas.
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Passeriformes;
– Subordem: Tyranni;
– Infraordem: Furnariides;
– Parvordem: Furnariida;
– Superfamília: Furnarioidea;
– Família: Dendrocolaptidae;
– Subfamília: Dendrocolaptinae;
– Espécie: L. squamatus;
Canto do arapaçu-escamoso