O canto do ariramba-vermelha foi descrito como um “trinado crescente e acelerado, “trrreeeeeeeerrrr-reeeerrr-reeerr-reerreerr…”. Ele também faz uma chamada alta de “kyew” ou “sugestão”.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do ariramba-vermelha.
O ariramba-vermelha mede de 18 a 21 cm de comprimento e pesa 44 a 50 g. É mais robusto do que muitos jacamars e tem um bico mais robusto.
É quase inteiramente castanho-avermelhado, com um brilho bronzeado na coroa, asas e cauda. Tem grandes abrigos de orelha brancos . O juvenil é mais pálido e seu bico é mais curto.
O ariramba-vermelha é encontrado na bacia amazônica superior , do departamento de Meta , no centro da Colômbia, ao sul, passando pelo leste do Equador até o rio Ucayali, no nordeste do Peru.
Estende-se do leste para o oeste do Brasil ao longo do rio Solimões (Alto Amazonas) quase até Manaus, nessa região úmida, habita matas de terra firme e várzea , tanto primárias quanto secundárias . Prefere bordas como ao redor de clareiras e ao longo de cursos d’água.
Classificação cientifica ariramba-vermelha
Ariramba-vermelha (Galbalcyrhynchus leucotis) é uma especie de ave da família dos Galbulidae que pertence ao gênero dos Galbalcyrhynchus.
-Reino: Animalia,
-Filo: Chordata,
-Classe: Aves,
-Ordem: Galbuliformes,
-Família: Galbulidae,
-Género: Galbalcyrhynchus,
Canto do ariramba-vermelha