Canto do Azulinho
O canto do Azulinho geralmente é uma cobertura densa, um gorjeio confuso rápido, alto e apressado. Sua chamada é “psit” ou “jit”.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto deste maravilhoso pássaro.
O azulinho tem aproximadamente 14 cm de comprimento. Três aves pesavam de 16 a 19,5 g .
O macho é geralmente azul celeste escuro, mais claro na testa e na garupa e acinzentado na parte inferior do ventre. Tem uma pequena máscara preta.
A fêmea é marrom em geral, quente e escura na parte superior e tingida de laranja na parte inferior, o imaturo é marrom-alaranjado, mais escuro no dorso, e tem um toque de azul na testa e bochecha.
O azulinho nidifica no nordeste da Argentina, sudeste do Brasil e grande parte do Uruguai. Durante o inverno austral, alguns se deslocam para o sudeste do Paraguai e mais ao norte do Brasil.
Habita vegetação baixa, um tanto densa, como ao longo de bordas de floresta, em ilhas fluviais, em pântanos e em mata secundária . Em elevação varia de próximo ao nível do mar até 1.700 m (5.600 pés) no Brasil.
Classificação cientifica do azulinho
Azulinho (Cyanoloxia glaucocaerulea) também conhecido como bico-grosseiro índigo , é uma espécie de ave da família Cardinalidae .
-Reino: Animalia,
-Filo: Chordata,
-Aula: Aves,
-Ordem: Passeriformes,
-Família: Cardinalidae,
-Gênero: Cianoloxia,
-Espécies: C. glaucocaerulea,