Canto do balança-rabo-paraense
O canto do balança-rabo-paraense é notas agudas repetidas, entregues uniformemente, o canto típica é uma série rápida de seis a dez notas sip agudas, essas rajadas geralmente são repetidas várias vezes com uma pequena pausa entre elas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores o canto do balança-rabo-paraense.
O balança-rabo-paraense é uma ave que tem cerca de 11 centímetros de comprimento, e a plumagem é predominantemente cinza, mas é ligeiramente mais escura no dorso e mais pálida no ventre.
A espécie tem um anel ocular fino e quebrado e penas externas da cauda brancas, esta espécie é bastante escassa e muito fácil de passar despercebida devido ao seu pequeno tamanho e à dificuldade de ver o dossel do chão da floresta.
O balança-rabo-paraense é encontrada apenas no Brasil na porção amazônica do estado do Mato Grosso e no estado do Pará.
Esta espécie andam quase sempre aos casais, caçando num continuo movimento em busca de aranhas e insetos diversos, com que enchem o papo.
A alimentação do balança-rabo-paraense é pouco conhecida, mas presume-se que seja composta por artrópodes como a de outros da família Polioptila.
Classificação científica do balança-rabo-paraense
O balança-rabo-paraense (Polioptila paraensis) é uma ave passeriforme da família Polioptilidae, várias espécies desse gênero possuem uma aproximação muito forte nos aspectos de plumagem e comportamento, são aves agitadas.
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Passeriformes;
– Subordem: Passeri;
– Parvordem: Passerida;
– Família: Polioptilidae;
– Espécie: P. paraensis;