O canto do beija-flor-de-peito-azul junto com a sua garganta violeta que desse pelo peito até a barriga marcam esse belo pássaro.
Além disso, é quase tão presente quanto o beija-flor-tesoura no Brasil. Porem, ele não chama tanta atenção por conta de seu tamanho e cores mais discretas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do beija-flor-de-peito-azul.
O Beija-flor-de-peito-azul teve sua primeira representação histórica importante no nosso país em 1992, quando fez sua primeira aparição no anverso da nota de 100 mil cruzeiros.
O Beija-flor-de-peito-azul é muito facilmente encontrado em nosso país, sobretudo em áreas semiabertas. É um dos menores beija-flor de sua família.
Mesmo chamando menos atenção que o beija-flor-tesoura, o pequeno Beija-flor-de-peito-azul mede de 8 a 11 centímetros pesando de 3 a 6 gramas. Ele possui uma garganta violeta e uma faixa branca descendo do peito para a barriga.
O Beija-flor-de-peito-azul tem uma importante representação na história do Brasil, a pequena ave estampou o reverso da nota de R$1,00 no ano de 1993.
O Beija-flor-de-peito-azul habita áreas urbanas, regiões montanhosas, matas, pomares entre outros.
Classificação científica do beija-flor-de-peito-azul
O Beija-flor-de-peito-azul (Chionomesa lactea) é uma ave apadiforme da família Trochilidae, conhecida também como colibri-de-garganta-safira.
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Apodiformes;
– Família: Trochilidae;
– Subfamília: Trochilinae;
– Espécie: C. lactea;
– Nome Científico: Chionomesa lactea;