O canto do bem-te-vi é melodioso e facilmente reconhecido, e ao emitir o som a ave aparenta falar bem-te-vi ai saiu o seu nome.
Além disso, esta é uma ave muito simbólica do Brasil, encantando estudiosos pelas suas características físicas e, claro, pelo canto.
O bem-te-vi pertence a família dos tiranídeos, é uma espécie bem conhecida pelos índios e tem uma diversidade de nomes dentro das tribos: pituã, pitaguá ou puintaguá.
O bem-te-vi é um pássaro de porte médio, podendo atingir entre 20 e 25 centímetros de altura na idade adulta.
Com relação ao seu peso fica entre 50 e 70 gramas, o bem-te-vi tem as penas das costas em tons de marrom, o peito bem amarelo e a cabeça tem uma linda faixa branca, que mais parece uma sobrancelha.
Já o canto do bem-te-vi é inconfundível parece que ele está falando seu próprio nome!
Por isso, que a origem do nome popular do pássaro é onomatopaica, ou seja, ele surgiu com base no som que o pássaro faz quando está cantando.
O bem-te-vi tem o bico preto, longo e bem resistente, o que é perfeito para a sua alimentação.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitos o canto deste maravilhoso pássaro.
Canto do bem-te-vi
Criação do bem-te-vi em cativeiro
Por se tratar de uma ave silvestre, a produção do bem-te-vi em cativeiro só pode ser feita com autorização expressa do IBAMA.
Lembre-se que esta é uma ave que voa livremente, por isso a gaiola ou aviário deve ter bastante espaço para que o animal não fique doente ou ferido ao bater nas grades laterais.
Como sempre recomendamos aqui, faça uma extensa pesquisa antes de comprar qualquer ave dessa espécie para garantir que você não esteja contribuindo inadvertidamente para o comércio de animais selvagens.
Solicite os documentos operacionais e verifique tudo com atenção.
Dê a sua contribuição para a preservação da natureza e das espécies animais.