O canto do canário-do-campo pode ser ouvido por vários minutos a fio, enchendo o campo com sua melodia tristonha, este pássaro vive solitário ou em casais, sem associar-se a outras espécies.
Contudo, para cantar, o macho pousa em locais expostos, onde o forte riscado negro das costas destaca-se, bem como o bico, pontudo e amarelado com o bordo superior negro.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do canário-do-campo.
O canário-do-campo é um pássaro de pequeno porte, com cerca de 20 cm de comprimento.
Ele possui longa cauda graduada que equivale a mais da metade do seu corpo, cabeça, dorso e asas listrados de preto, face acinzentada, bico forte e um pouco curvo, sendo a parte superior preta e a mandíbula amarela e ventre pardo-esbranquiçado.
O canário-do-campo é um pássaro que tem 20 centímetros e pesa 30 gramas, tem uma longa cauda graduada, que equivale a mais da metade do seu corpo.
Além disso, a cabeça, dorso e asas são listrados de preto e a face próximo aos olhos é acinzentada.
À frente do olho do canário-do-campo, um pequeno semicírculo claro pode auxiliar na identificação, dependendo da luz.
Partes inferiores cinza claro (amareladas no juvenil, em cujo bico falta o tom amarelo dos adultos) e as pernas são amarelas ou rosadas e o ventre é pardo-esbranquiçado.
Classificação científica do canário-do-campo
O canário-do-campo (Emberizoides herbicola) é uma ave passeriforme da família Thraupidae, conhecido como cabo-mole, joão-mole, tibirro, tibirro-do-campo, canário-do-brejo.
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Passeriformes;
– Subordem: Passeri;
– Parvordem: Passerida;
– Família: Thraupidae;
– Espécie: E. herbicola;
– Nome Científico: Emberizoides herbicola;
Canto do canário-do-campo