Canto do Canário-rasteiro um chamado melodioso suave, que é caracterizado por trinados e assobios distintos. Essa é uma espécie da América do Sul.
O canário-rasteiro é um pássaro que mede entre 11 e 12 centímetros de comprimento e pesa entre 10,7 e 12,9 gramas.
Além disso, os machos apresentam o alto da cabeça amarelo-limão, dorso oliva com estrias; o peito é amarelado, porém de coloração mais escura que a do ventre, que é amarelo-brilhante.
Por outro lado, a cauda marrom-escuro, com a borda externa das penas amarela.
Entretanto, esses dois terços finais das penas laterais da cauda são brancos. As asas são marrom-escuro, com a borda das penas amarela.
Já a fêmea similar ao macho, porém mais escura e estriada tanto no dorso quanto no peito, o ventre é amarelado e as barras na cauda são menores que nos machos.
Os ninhos dos canários-rasteiros são em forma de cesto aberto, confeccionados com folhas de gramíneas largas nas laterais e base e gramíneas finas na parte interna, a altura do ninho pode variar de 9 a 62 cm do solo.
Além disso, a postura é de 2 a 3 ovos de cor de fundo azul-turquesa e manchas marrons concentradas na porção subterminal do polo rombo.
Os ovos são incubados em média por 12 dias e os filhotes permanecem no ninho por mais 13 dias.
O canário-rasteiro pode ser encontrado nos Andes da Argentina e Colômbia, montanhas da Venezuela e Colômbia e Brasil (Mato Grosso, sul do Pará, Goiás, Piauí, Minas Gerais, São Paulo e Paraná).
Classificação científica do Canário-rasteiro
Canário-rasteiro é um pássaro da família Thraupidae, conhecido também como canário-pardo-amarelo-claro.
-Reino: Animalia;
-Filo: Chordata;
-Classe: Aves;
-Ordem: Passeriformes;
-Família: Fringillidae;
-Espécie: Sicalis luteola;