Canto do cara-dourada é uma série de trinados baixos, que pode ser ouvido em florestas secas incluindo florestas de galeria e altos arbustos ribeirinhos, onde forrageia no estrato mais alto e raramente acompanha bandos mistos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do cara-dourada.
Além disso, esta espécie permaneceu por mais de 50 anos conhecida apenas de sua localidade tipo em Minas Gerais (Brejo Januária), onde foi coletado em 1926.
O cara-dourada é um pássaro pequeno com a cauda longa, e possui as costas verde-oliva, ventre amarelado com duas barras amarelas nas asas.
Esta espécie se distingue de outras espécies do gênero Phylloscartes por ter a região supraloral ocre.
Além disso, a testa amarela e os olhos com anel periocular claro, coroa e dorso amarelo esverdeado, as asas têm margens escuras com margens amareladas e listras levemente amareladas.
A garganta é amarela; peito e ventre amarelo claro, a cauda é esverdeada, delgada e levemente blindada como seus parentes, o bico é pequeno, cônico e escuro, tarsos e pés cinza escuro.
O cara-dourada é endêmica do Brasil, onde pode ser encontrada nos vales do São Francisco e Jequitinhonha, no estado de Minas Gerais.
Classificação cientifica da cara-dourada
O cara-dourada ( Phylloscartes roquettei ) é uma ave que pertence a família Tyrannidae, é uma espécie considerada criticamente ameaçada de extinção.
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Passeriformes;
– Subordem: Tyranni;
– Infraordem: Tyrannides;
– Parvordem: Tyrannida;
– Família: Rhynchocyclidae;
– Subfamília: Pipromorphinae;
Canto do cara-dourada